Re: TURBO PRINT?

On 26 Nov 2001 17:04:55 -0200
Marcio China <china@pbh.gov.br> wrote:

> Ja vi este filtro, mas ele, quando olhei, era uma emenda para o
> rhs-printfilters do printtool. Como nao uso red hat, fiquei de fora. Mas
> vou dar um pulo la no sourceforge, talves ja tenha uma outra solucao.
bom, temos o printtool já, e eu gostei do treco... se ele funcionar mesmo
vou conferir se dá pra fazer um deb (já sei que no Debian main ele não
pode entrar, a licença fere a DFSG)

> Quanto a etica, aprendi que pirataria e roubo sao a mesma coisa. Eu
> incorporei o espirito do software livre, ou seja, houve uma mudanca no
> meu modo de ver as relacoes produtivas, alem do mais, se o cara quer
> vender a producao dele, quem sou eu para condena-lo? Sendo de qualidade,
> nao vejo mal nenhum em software nao livre para plataformas livres.
hmmm tem um erro conceitual no texto acima... você confundiu software livre
com software grátis, você pode vender software livre se quiser, o turboprint
não é livre porque:

não permite usar como você quiser
não permite distribuir livremente
não permite estudar o código
não permite modificar o código

o fato de ele ser vendido ou não não tem a ver com ele ser livre =)

[]s!

|  .''`.  | Debian GNU/Linux: <http://www.debian.org>         |
| : :'  : + Debian BR.......: <http://debian-br.cipsga.org.br>+
| `. `'`  + Q: "Why did the chicken cross the road?"          +
|   `-    | A: "Upstream's decision." -- hmh                  |