Re: Lilo com nt+woody+w98

At 14:51 12/11/2001 -0200, you wrote:
On Monday 12 November 2001 14:07, Vitor Silva Souza wrote:
Tenho 9 maquinas que funcionam em quiosques de atendimento e fazem acesso a
internet, para uso gratuito da populacao. As 9 estavam com conectiva e este
tal de grub.

Em 6 delas o grub deu pane, devido a ressets acidentais provocados por
usuarios, e ficou parado num prompt:

grub>

[...]

Entao volto a perguntar: qual a vantagem do grub???

Caro China,

Apesar de ser um "defensor" do GRUB, não sou da equipe de desenvolvimento dele e também não tenho muita experiência quanto a bugs e coisas do gênero. Portanto, não sei nada sobre o GRUB voltar para o prompt depois de um pique de luz.

A vantagem do GRUB, na minha opinião, é a flexibilidade. E ela se encontra exatamente no prompt "grub>" que você tanto odeia. Sabendo os comandos disponíveis no GRUB é possível carregar qualquer sistema que esteja instalado em qualquer partição. Como o bootloader é muito importante para seu trabalho, vou escrever abaixo o que eu sei do GRUB. Espero ser útil.

1. Introdução e Instalação
====================
O GRUB (GRand Universal Bootloader) é um software desenvolvido pela GNU (www.gnu.org/software/grub) e se propõe a ser um carregador de boot mais flexível, portanto, mais poderoso.

A versão mais nova do GRUB é bem fácil de instalar. Vá até a página do GRUB (URL acima) e procure o .tar.gz da última versão. Neste arquivo você encontrará várias imagens de boot (stage1, stage2, stage1_5, etc.). Baixe também o manual do GRUB.

Se ainda não estiver no Linux, reinicie o computador e carregue-o. Abra o manual do GRUB em um terminal e procure "Installing grub on a floppy disk" ou coisa parecida. Você irá achar dois comandos parecidos com esses:

dd if=stage1 of=/dev/fd0 ...
dd if=stage2 of=/dev/fd0 ...

Coloque um disquete virgem no drive e execute os dois comandos para que o disquete se torne um disquete de boot do GRUB. A partir deste disquete você poderá bootar QUALQUER sistema em QUALQUER máquina, conhecendo um pouco dos comandos do GRUB e das partições feitas na máquina.

Para instalar o grub no disco rígido principal basta, agora, criar o diretório /boot/grub em qualquer partição de qualquer disco rígido daquele computador, copiar os arquivos stage1 e stage2 para lá e reiniciar o computador usando o disco de boot do grub. A partir do prompt "grub>", digite:

grub> find /boot/grub/stage1

Isso irá encontrar em qual partição você colocou os arquivos. Digamos que você tenha colocado na quarta partição do segundo disco. Ele responderá: (hd1,3). Então digite:

grub> root (hd1,3)

grub> setup (hd0)

Isso irá instalar o grub no MBR do primeiro disco rígido, que será carregado toda vez que iniciar o computador. No entanto, ele ainda irá mostrar o prompt... Para ele mostrar uma lista, coloque o arquivo menu.lst no diretório /boot/grub junto aos arquivos de imagem e execute novamente os dois últimos comandos, acima.

2. Comandos para bootar sistemas diferentes
==================================

Cada sistema tem sua maneira de ser carregado. Os dois sistemas que eu sei de cor são o Linux e o Windows (95, 98, Me e NT. 2000 ainda não testei). Suponha que eu tenha o Linux instalado na primeira partição do segundo HD e o windows instalado na primeira partição do primeiro HD. Temos:

Windows:
grub> root (hd0,0)
grub> chainloader +1
grub> makeactive
grub> boot

Linux:
grub> root (hd1,0)
grub> kernel=/vmlinuz root=/dev/hdb1
grub> boot

Obs.: a localização da imagem do kernel (vmlinuz) pode variar.

Para completar os comandos que fazem que seja possível que qualquer sistema seja carregado, temos o "hide" e o "unhide" que escondem e mostram partições. Quando você tem num mesmo computador o Windows 98 e o NT instalados, por exemplo, você precisa esconder a partição do 98 para carregar o NT e vice-versa.

3. menu.lst
========

Tudo fica mais fácil quando aparece uma lista para que o sistema seja escolhido... Vou escrever um exemplo de menu.lst (que deve ser colocado junto às imagens em /boot/grub) para um computador que tenha as seguintes configurações:

Disco 1
   |- Partição 1: Windows 95 OEM2 instalado. Fat32.
   |- Partição 2: Nenhum sistema. Fat16.
   \- Partição 3: Windows NT instalado. NTFS.
Disco 2
   |- Partição 1: Debian GNU/Linux. ext2.
   \- Partição 2: Red Hat 7. ext2.

------------ menu.lst início ------------
timeout 10 # Espere 10 segundos. Se nenhuma tecla for pressionada, carregue o default.
default 0       # Coloca o primeiro sistema da lista como default.
fallback 2 # Se não entrar no primeiro (por problemas quaisquer), carregue o terceiro.

# Primeiro sistema da lista: Debian.
title Debian GNU/Linux (woody)
        root (hd1,0)
        kernel=/vmlinuz root=/dev/hdb1 apm=on

# Segundo sistema da lista: Red Hat.
title Red Hat Linux 7.0
        root (hd1,1)
        kernel=/boot/vmlinuz root=/dev/hdb2 apm=on

# Terceiro sistema: Windows 95.
        hide (hd0,2)    # Esconde o NT.
        unhide (hd0,0)  # Mostra o 95.
        root (hd0,0)
        chainloader +1
        makeactive

# Quarto sistema: Windows NT.
        hide (hd0,0)    # Esconde o 95.
        unhide (hd0,2)  # Mostra o NT.
        root (hd0,2)
        chainloader +1
        makeactive
------------- menu.lst fim -------------

A partir da cópia deste arquivo para /boot/grub ele passaria a mostrar a lista com os quatro sistemas para serem escolhidos. Em 10 segundos ele tentaria bootar o debian, caso desse erro ele tentaria o Windows 95. Algumas observações:

1. Note que não é necessário o comanto "boot" ao final das sequencias, como fazemos no prompt.

2. Se você tiver o grub instalado sem nenhum menu.lst, depois de copiar o menu.lst é necessário instalar o grub de novo, com o comando setup. Depois disso o arquivo menu.lst pode ser modificado como quiser que ele se altera a cada boot.

4. Minha sugestão

Eu não sei exatamente o que acontece quando suas máquinas dão pique de luz, mas talvez se você criasse uma partição pequena (1 MB dá) só para os arquivos de configuração e de imagem do GRUB, eles não seriam afetados pelo pique de luz e você nunca perderia seu bootloader. O GRUB volta para o prompt toda vez que ele não consegue achar o menu.lst no mesmo diretório que as imagens. Talvez isso que esteja acontecendo.

Fico à disposição para esclarecer eventuais dúvidas ou problemas que você tenha se decidir seguir minha sugestão de instalar o GRUB. Eu, pelo menos, estou satisfeitíssimo com ele. Last but not least, sugiro uma folheada no manual do GRUB depois... :)

Abraços,
        - Vítor

Vítor Estêvão Silva Souza
vitor.souza@terra.com.br