Re: caching nameserver

On Sat, 10 Nov 2001 09:55:50 -0200
Marcio China <china@pbh.gov.br> wrote:

> [...]
> servidor de nomes para otimizar a conexao com a internet. Como uso
> conexao discada em casa, qualquer byte a mais que eu conseguir no
> desempenho e lucro, pois um apt qualquer coisa de servidores na internet
> pode demorar muito.
>
> A dica foi postada por um usuario conectiva, e ele instalou os pacotes
> bind* e caching-nameserver que vieram na distro.
>
> Aqui eu consegui instalar o bind e esta funcionando como resolvedor de
> nomes. Para testar retirei o ip do dns de meu provedor, e na hora de
> instalar o bind o ip de minha interface lo foi adicionado ao
Isso funciona mesmo, mas toda vez que o bind é parado ele esquece todo o
cache. Imagine que você quer acessar www.cipsga.org.br, primeiro o seu bind
vai consultar quem é o dns do .br, depois quem é do .org.br e finalmente
consulta o dns do cipsga.org.br e resolve o nome.
E, se não me engano, o bind, mesmo o mais recente, não é projetado para
conexão não permanente como o discado.

> Gozado, nao sabia disso. Isso e a solucao para quem conecta usando
Browser atuais possuem cache de dns, talvez por isso daemno dns não seja muito
comum.

> muitos provedores gratuitos.
O pppconfig do Debian permite configurar dinamicamente o dns, qual o problema
com os provedores gratuitos?

> Mas o tal pacote cacheing-nameserver eu nao achei no debian. Tenho os
> tres cds binarios oficiais do potato 2.2r3.
O pacote não existe mesmo, provavelmente o pacote da conectiva apenas
configura o bind.
Existe a opção do pdnsd no woody, este faz proxy, tem cache e grava o cache num
database quando é finalizado. Foi criado especificamente para cachear dns de
quem usa conexão discada.

[]
Edson Fugio