Re: [OFF-TOPIC] Línguas (era: Re: Linguagem de programacao)

On Tue, Sep 25, 2001 at 12:19:19AM -0300, Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra wrote:

> 	Antes de aprender outras, a nossa.  Em Português desenha-se uma figura  com
> lápis, caneta, etc sobre papel, tecido, etc.  Você quis dizer __projetadas__,
> que é a tradução correta de "designed".  A tradução de "desenhada" é "drawn".

  Evidentemente, você é pedante. :)
  Parece desconhecer o significado do termo "jargão". Estamos, aqui,
num local de discussão onde o que mais há é jargão.
  Não vamos comentar sua pontuação, que é ruim.
  <pedante> Vamos citar a entrada no Dicionário de Sinônimos e Antônimos da
  Língua Portuguesa, de Francisco Fernandes, Ed. Globo, 32a ed., p.
  297:
  "DESENHAR: (...) Conceber, idear, planejar. [projetar, como você bem
  o disse]."
  Certo? </pedante>

> 	Exato.  O que é mais vantajoso: um mês para aprender uma língua pobre,
> limitada, artificial, desconhecida, ou três anos para aprender uma língua
> natural, rica, cheia de literatura rica, amplamente divulgada?

  De acordo com o gosto, vontade, visão política, bom-senso, tempo
livre, QI, etc., do freguês.
  É estranho você ter inglês em tão alta estima, como uma língua
"rica", quando ela é gramaticalmente mais empobrecida do que as
latinas. Em termos de matizes temporais, o português é excelente. Diga
"eu vinha vindo" em inglês...
  Como toda pessoa culta sabe, se você quer falar inglês bem, seu
vocabulário deve receber um aporte de sinônimos de origem latina,
preterindo os radicais germânicos. Diga "imbroglio" e não "confusing
situtation."
  Ela é mais eficiente, isso é verdade, justamente por causa do seu
empobrecimento.
  Mas eu entendi o que você quer dizer...

> 	Sem contar a competição entre línguas artificiais.  Qual escolher?  Esperanto é
> mais conhecida, mas tem seus críticos até pela associação religiosa.

  Glosa, a mais moderna e bem __projetada__.

> 	O Inglês no mínimo te ensina outro jeito de pensar.

  Será? Em que sentido? _Toda língua_ nova te ensina "um outro jeito
de pensar."
  A estrutura gramatical do inglês não é tão distante daquela da tua
língua. 50% do léxico inglês tem origem latina.
  Se você tivesse olhado a páginda da glosa, só por curiosidade, teria
visto que ela te ensina a pensar diferente, pois é praticamente
desprovida da gramática com a qual você está habituado. Na verdade,
ela é praticamente desprovida de gramática.

[ ]s
Henry
synthespian@uol.com.br