Re: [OFF-TOPIC] Línguas (era: Re: Linguagem de programacao)

On Mon, Sep 24, 2001 at 09:28:08PM -0300, Hélio Perroni Filho wrote:

> Certo, mas qual seria a utilidade disso? Adotar uma língua artificial
> não eliminaria a razão de ser das traduções, que afinal servem

Não, não eliminaria...

> justamente para que os usuários ao redor do globo não precisem aprender
> uma nova língua para usar a distribuição; e se o objetivo for

Bom, voc não entendeu: uma língua auxiliar é isso mesmo, auxiliar. Ela
não quer, nem pode, substituir as naturais.

> disponibilizar uma língua comum para que pessoas de diferentes países se
> comuniquem, o inglês já serve a esse propósito -- com a vantagem de que
> há um volume enorme de informação e entretenimento, para além do Debian,
> acessível para quem conhece essa língua. Pode-se dizer o mesmo da Glosa,
> ou de qualquer outra "auxilang"?

Aí há uma série de questões, que você não "pegou". Quanto tempo você
levou para aprender inglês? Sabe quanto tempo se leva para ser fluente
em alemão? Dez anos...
As línguas naturais levam tempo demais e, com freqüência, faz-se
necessário aprender várias delas.
As línguas artificiais são __desenhadas__ para diminuir esse tempo de
aprendizado. Elas são, propositadamente, mais fáceis. Verbos
irregulares, regras obscuras de gramática, etc, tudo isso é eliminado.
O vocabulário é escolhido com critério, tendo umas auxilangs mais
critério do que outras, a esse respeito.
Todo programado está familiarizado com o conceito de scripting
languages, e como é mais fácil fazer várias coisas nelas do que em
linguagens tradicionais. Uma não substitui a outra...
Se você acha que só inglês é necessário, eu posso até ver porque você
acharia isso. Mas os melhores tutoriais de Python que eu achei, não
estão em inglês, por exemplo...
Assino as listas debian-user de alemão, francês, espanhol e italiano.
Lá também se aprende...

> Eu entendo que, por razões políticas e nacionalistas, muitas vezes uma
> auxlang é a única opção aceitável de intercomunicação entre grupos
> diferentes;

Exatamente, razões políticas...mas não só! Tem a questão da
facilidade, da curva de aprendizado, de que falei. É mais rápido
aprender Glosa, do que inglês. Isso é fato. O problema é que não há um
consenso de que seja vantajoso aprender uma língua artificial.
Falando francamente, se você não é uma pessoa com facilidade e gosto
por aprender línguas estrangeiras - alguém como eu por exemplo - então
você provavelmente aprendeu inglês por dois motivos:
1) Era adulto, e __teve__ que aprender. Eu vejo isso no mercado de
trabalho, toda hora. Ainda que você pudesse achar espanhol ou italiano
mais bonitos e sonoros, ou tivesse a maior curiosidade em aprender
árabe, com aquela grafia linda.
2) Você era pré-adolescente e foi "doutrinado"! Antes mesmo de você
ser acapaz de entender alguma coisa do mundo, seus paiso colocaram
numa escolinha de inglês, e você cresceu pensando que era muit narual
aprender inglês, e nunca viu a correlação economia/dominação cultural,
hehehe...

> mas se há membros potenciais da comunidade Debian que não se
> juntam a nós por se recusarem a aprender inglês, eu sinceramente não
> estou sabendo. Se esse for o caso eu até apóio sua idéia, mas caso
> contrário, não acho que as vantagens da adoção da Glosa compensariam as
> desvantagens.

Eu acho que essa situação extrema não existe. As pessoas em volta do
debian são amigas, é da naureza delas e do trabalho!
Mas existe a seguinte situação: há um esforço por parte de nossos
colegas, em traduzir o sistema para tamil, malai, panjabi, burmês,
etc! Será que é justo ser inglês a língua? Será que é fácil, para
eles? Será que é o mais fácil __para você__?
Eu acho que é muito fácil para você, classe média brasileira, falante
de uma língua neo-romana (portanto ocidental), bombardeado com filmes,
música, etc, em inglês, achar confortável e natural aprender inglês.

Uma auxilang, para comunicação interna, seria excelente e digno do
espírito democrático que reina aqui nessa noss distribuição.

Existe uma proposta, no parlamento europeu, de que todos falem pelo
menos __duas línguas__ a mais: uma outra línuga natural, e uma língua
artificial.

Ao fim, todos vamos falar mais do que uma língua...E todos vamos
chegar à conclusão de que há vantagens.

> e    ||   "Se nada for feito, nada irá mudar. (...) O seu mundo...

É isso aí!
Para ver em quantas línguas se fala "Debian", veja:
<http://www.debian.org/international/l10n/l10n-lang>

[ ]s
Henry