Re: como montar um sistema de arquivo no diskete

On Mon, Sep 10, 2001 at 01:40:20PM -0000, Luiz Carlos wrote:
> Olá,

Olá.

> Sou novato no Debian Gnu/Liunx e não estou familiarizado com procedimento
> básico. Tenho o seguinte problema.

Também sou novato na Debian, mas espero poder ajudar.

> Quero copiar em um diskete formatado com fat32, um arquivo que esta em uma
> maquina linux onde o kernel não tem suporte para vfat. Como faco para montar
> o diskete com o mesmo sistema de arquivo do servidor linux ext2..

Se o disquete está formatado com fat32, tu não podes montá-lo como ext2. Para montar o disquete como ext2, é necessário que esteja formatado como ext2. Formatá-lo como ext2, contudo, implica na perda dos dados contidos no disquete. Se isto não for um problema, certifique-se de que o disquete não está montado e:

$ mkfs -t ext2 /dev/fd0

Para montá-lo:

$ mount -t ext2 /dev/fd0 /diretório/para/montar

Tu então poderás copiar teu arquivo.

Entretanto, este disquete só poderá ser lido em sistemas com suporte a ext2, o que não é nativo em Windows, por exemplo. Se for este o teu caso, duas soluções: adiciona suporte a vfat no kernel do linux ou suporte a ext2 no sistema que deve ler o disquete.

Me parece que é isto. Me corrijam, por favor, se estiver errado.

> Duvida: Esta lista destina-se a usuarios iniciante ou somente para pessoal
> mais experiente????

Esta lista é para os usuários da Debian que falam a língua portuguesa, quer iniciantes ou experientes.

> Se alguem puder ajudar, agradeco antecipadamente

Espero tê-lo feito.

té +