Re: Fw: Re: PINE [era Mutt]

Em Tue, 10 Jul 2001 03:56:09 -0300 (EST)
"Ricardo Castanho de O. Freitas" <english.quest@best-service.com> escreveu:

> Bem, aqui é uma das razões...
> Parece-me que quando criam um pacote .deb, existe um cuidado maior, como
> com a questão do Free (livre) software, compatibilidade, estabilidade e
> etc!
sim, verdade... é bom ler o contrato social do Debian... leitura interessante

> A utilização do alien (rpm => deb), me pareceu que a princípio, iria
> corromper o sistema .deb (justamente por 'nem sempre' satisfazerem as
> questões do parágrafo anterior....).
corromper não vai, se o programa é livre ou não vai ficar pra
você conferir (tudo que tá no main do debian é livre)... estabilidade
do software vai ser a dele... depois de instalado o pacote tá tudo blz...

> Sem dúvida, devido ao número (+7000!)...fica difícil algo ficar de fora!
> E como acompanhei recentemente, você fez o 'port' do sylpheed para o
> Debian, não foi?
> Houve a demanda... surgiu a solução!
não... eu fiz o 'backport' do sylpheed pra potato já que ele existia
no unstable e algumas pessoas estão sempre procurando um leitor de
email pra potato que seja gráfico rápido e (algumas pessoas) que
suporte gpg... bom, o sylpheed é gtk, roda no meu 486 levinho
e incluí suporte a gpg... realmente, houve a demanda, surgiu a solução

> Justamente pela informação (errada) de que no Debian não se pode usar nada
> que não seja Debian! O que não está totalmente errado, mas a impressão que
> eu tive foi de ficar preso à uma distro!(Fiquei 'preso' em outra distro ;-)
> Eu gosto de fazer experiências, de 'xeretar', de fazer experiências! O que
> devido à informação recebida... seria impossível!
> Hoje eu entendo o motivo!
sure =)... eu sou xereteiro até falar chega hehehe

> 2. PINE:
> Segundo informações em 'n' sites (brasileiros ou não), a única distro que
> é compatível com a licença PINE é a Debian (principalmente por não ser
> uma distro comercial, mas existem outros fatos!).
> Ou seja, paradoxalmente, a única distro que 'poderia' trazer o PINE sem
> 'ferir' a licença seria Debian, mas que não o faz justamente porque o PINE
> não é *totalmente* livre.
bom... esses sites estão errados

a licença do pine diz que não se pode distribuir o pine binário modificado...
como o maintainer dele precisa aplicar patches nele pra criar o deb,
ele não pode ser construído... por isso só se distribui os sources e "por
osmose" o patch (diff.gz)... o Debian não tem nada de compatível com
a licença do pine... por isso ele tá no non-free e nem como binário está...
hehehe

> Estou falando da inclusão em um 'release' como o potato! E não da ação
> voluntária de um usuário!
> Estou certo?
sim, o pine não pode ser distribuído compilado, é isso... se você pegar
o source e compilar, ótimo =)... mas não há necessidade... existe o mutt

[]s!

|  .''`.  | Debian GNU/Linux: <http://www.debian.org>            |
| : :'  : | Debian BR.......: <http://debian-br.sourceforge.net> |
| `. `'`  |                  Be Happy! Be FREE!                  |
|   `-    |             "Think globally, act locally!"           |