Duvidas de Iniciante...

Tenho usado Linux ja ha alguns anos com distribuicoes baseadas em RPM.
Decidir testar a Debian porque tenho 10 Alphas que me dao algum trabalho.
Caso funcione, posso intalar a Debian nos outros 30 micros que tenho por
aqui. Por questoes de comodidade, resolvi testar em micros primeiro. Tenho
algumas duvidas que vou listar neste email. Caso prefiram separar as
respostas mudando o subject, acho que cairia melhor no historico ;)

P.S. Ja baixei e li o Foca intermediario e estou inscrito na debian-alpha.

1) Alguem ja instalou em uma Alpha?

2) Vi uns pacotes que nao entendi a finalidade. Para que servem o netscape
e o jdk, ja que nao instalam os binarios ? A descricao e que facilita a
instalacao do pacotes, mas nao tenho a menor ideia como usa-los.

3) As alphas daqui tem uma placa de video esquisita (acelerada mas so com
256 cores) cujo suporte so aparece no 4.0.3, que nao esta presente nos
CDs que tenho (2.2r2). Sugestoes??

4) Alguns pacotes (incluindo o compilador C e FORTRAN da Compaq, gratis
para Linux e pelo menos 35% mais rapidos que o gcc) estao disponiveis em
RPM. O que e "mais Debian": rodar o alien e transformar em deb ou instalar
via RPM ? Gostaria de ouvir explicacoes mais detalhadas das respostas.

5) O Ximian Gnome nao existe para Alphas. Eu baixei os src.rpm e
recompilei aqui. E possivel transformar src.rpm em deb ? Como ?

Por enquanto e so' :)
--
                                       _
 Linux user #50500                  >(   )<