Re: Duvidas de Iniciante...

	Ola Thadeu,
Em Fri, 25 May 2001 17:37:55 -0300 (BRST), Thadeu Penna
<tjpp@if.uff.br> escreveu:

> [...]
> RPM.
> Decidir testar a Debian porque tenho 10 Alphas que me dao algum
> trabalho.
> Caso funcione, posso intalar a Debian nos outros 30 micros que tenho
> por
> aqui. Por questoes de comodidade, resolvi testar em micros primeiro.
> Tenho
> algumas duvidas que vou listar neste email. Caso prefiram separar as
> respostas mudando o subject, acho que cairia melhor no historico ;)
>
> P.S. Ja baixei e li o Foca intermediario e estou inscrito na

	Ja. Em um modelo so. Sei que varia de modelo para modelo o disco de
boot.
> 2) Vi uns pacotes que nao entendi a finalidade. Para que servem o
> netscape
> e o jdk, ja que nao instalam os binarios ? A descricao e que
> facilita a
> instalacao do pacotes, mas nao tenho a menor ideia como usa-los.
	Esses pacotes são "instaladores" dos programas binários. Ou seja, uma
vez instalados eles
baixam da internet esses programas e instalam.

> 3) As alphas daqui tem uma placa de video esquisita (acelerada mas
> so com
> 256 cores) cujo suporte so aparece no 4.0.3, que nao esta presente
> nos
> CDs que tenho (2.2r2). Sugestoes??
	instalar o 2.2r2 (ou r3) e depois dar um apt-get update; apt-get
dist-upgrade com a linha
so sources.lists que tem os pacotes do 4.0.3 compilados para potato.
Depois de passo essa linha!

> 4) Alguns pacotes (incluindo o compilador C e FORTRAN da Compaq,
> gratis
> para Linux e pelo menos 35% mais rapidos que o gcc) estao
> disponiveis em
> RPM. O que e "mais Debian": rodar o alien e transformar em deb ou
> instalar
> via RPM ? Gostaria de ouvir explicacoes mais detalhadas das
> respostas.

	alien. man alien.
	Basicamente transforme para Debian e depois dpkg -i
pacote_transformado.deb.
É mais organizado!
> 5) O Ximian Gnome nao existe para Alphas. Eu baixei os src.rpm e
> recompilei aqui. E possivel transformar src.rpm em deb ? Como ?
>
> Por enquanto e so' :)
	O Ximian gnome tem para deb para PC. De um apt-get source -b
task-*ximian* que ele
vai baixar os deb srcs e gerar os deb binários.
	Um abraço,		PH