Re: Assinando chaves digitais

On Wed, 23 May 2001, Carlos Laviola wrote:
> Devo concordar nesse ponto. Recomendo o seguinte:
> http://carlos.debian.net/keysign.html
>
> É o "Protocolo de assinatura de chaves" que Manoj Srivastava usa, adaptado por
> John H. Robinson, IV para HTML. Achei bem interessante a idéia dele, é parecida
> com a do hmh em alguns pontos, mas oferece uma segurança adicional, eu acho.

Gostei da URL, eu tinha ouvido falar dele, mas nunca tinha lido o protocolo
do Manoj.

Quanto ao texto, está em inglês e assume que a pessoa tem real consciência
de que não pode sair assinando chaves exceto se seguir um protocolo como
aquele...  Coisa que eu JAMAIS assumiria quando me dirigindo a uma pessoa
considerada leiga.  Durante 3 anos como tradutor do PGP e tradutor das
(talvez agora extintas) páginas em www.pgpi.org (e vítima incidental de tudo
quanto é duvida de usuários de todo canto do país), eu aprendi que em 90%
dos casos, ninguém presta tanta atenção nem toma os necessários cuidados.

Fora isso, o método do Manoj é bem mais organizado e detalhado que o meu, e
otimizado ainda por cima. Acho que vou usá-lo em lugar do meu protocolo mais
simples, mas vai ser chato explicar pra todo mundo como funciona :)

O nível de segurança é o mesmo: garantia da possessão da chave secreta,
email e nome, e possível falha se o usuário não tiver consciência que uma
chave pode ter mais de uma UID (e você só deve assinar aquelas cuja email e
nome verificar), ou se os documentos apresentados forem falsificados.

Acho difícil pedir dois documentos com foto, no Brasil normalmente só
andamos com um: o RG... ao contrário dos americanos, que tem foto na
carteira do seguro social e na carta de motorista (que lá todo mundo tem).

Aqui dá mais futuro pedir o cartão do banco ou conta de luz/telefone/água
como comprovante de residência, mais o CPF e o RG.

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond