rede?????

       Olá pessoal,

                         Estou com dificuldade de encontrar uma boa
documentação em portugues sobre configuração de rede linux, procuro algo
bem detalhado. Estou lendo o Guia do Admistrador de Rede, mas estou
achando um pouco incompleto e tendencioso (pode ser uma questão de
ignorancia mesmo).O fato é que estou com os meus dois computadores já
prontos para funcionar ( já configurei a placa de rede, obrigado pela
dica) só não que arquivos devo editar para configurar a rede. Alguem
pode me dá uma força?

                                                       Atenciosamente,

Ricardo Melo