Re: hardware

On Thursday 18 January 2001 16:41, Antonio A. Lobato wrote:

> [...]

A primeira pergunta a ser feita é : "Qual será a utilidade deste computador
?"  , segundo, "Quanto se almeja gastar ?". Um computador para um adolescente
possivelmente deve ter uma placa aceleradora 3D , uma workstation para um
cientista deve ter o máximo de memória possível, um servidor web deve ter
discos imensos e rápidos. Compreende meu ponto ? Também , não é possível eu
lhe recomendar comprar um Athlon 1.3Ghz se há somente dinheiro para comprar
um Duron de 600Mhz.

Tenho um amigo que acabou de comprar um sistema com a seguinte configuração :

Athon 800 Mhz
128 Mb de SDRAM
Motherboard com chipset VIA KT133 da MSI e dispositivo de som AC'97
placa de video Trident 3D Image AGP c/ 4Mb.
HD Seagate Barracuda de 10Gb de 7200 rpm
Zip drive interno
Drive de CDROM
Floppy
gabinete atx
teclado ergonômico ABNT2
mouse 3botoes PS/2 , etc...., acho que é isto .

É um sistema completamente compatível com potato que custou R$ ~ 1900,00.
A utilidade deste computador é o seu uso em pesquisa de elementos finitos
para sua tese. Perceba que ele comprou um HD "pequeno" , uma vez que este
iria ter um fim bem específico com uma quantidade de dados não muito grande(
sem som , sem imagem ,sem video, somente texto e programas), uma placa mãe
tem suporte a até 1.5 Gb de RAM , isto é importante , pois , em pouco tempo
os seus programas estarão usando mais que 500Mb de RAM. Placa de Video 2D (
apesar do nome ), uma vez que ele não iria trabalhar imagens 3D. Zip para
backup e troca de dados com a Universidade.

Se é um sistema doméstico de entretenimento um Duron 600Mhz , com 64 Mb de
ram , placa com chipset VIA KT133 , com suporte a discos UDMA 100 ( discos
são importantes no startup do sistema e dos programas ) e placa de video 3D (
eu não sei recomedar placa de video 3D pois não sei como as utilizar), talvez
, gravador de CDROM.

E por aí vai .....