Re: Virus em Linux

> Mas concordo em um ponto. Cada día é mais difícil fazer um vírus. Os
> sistemas são muito mais complexos (i.e., os desenhadores de OS não
> deixam o campo tão fácil como antes, mesmo aqueles da Microsoft) que
> nos días do DOS, e cada vez há menos pessoas com capacidade de
> pentetrar tão profundamente. Uma teoría pessoal minha é que com a
> Internet e os programas de Multimídia, mesmo os script kiddies estão
> bem entretenidos, e não pensam tanto em estudar. Sim. Eu acho que as
> novas gerações são menos preparadas que as velhas, mas precisaríam de
> [...]
Olá! Vim me meter no assunto! ;-)

Eu discoro desse ponto. Ao menos para sistemas como windows 95/98, está cada
vez mais fácil fazer um vírus. A Microsoft precisa lidar com tarefas
complicadas como construir uma linguagem como VBS e se preocupa tanto com isso
e com a necessidade de facilitar a vida do usuário que "não tem tempo" de se
preocupar com a segurança... Qualquer um faz um vírus de macro para word
hoje!!! É a coisa mais fácil do mundo apagar todos os arquivos da casa de uma
pessoa que usa windows 95/98!!! Basta que a pessoa execute algo que receba da
internet.
   Eu concordo que existam possibilidades de fazer um vírus para Linux. Mas é
muito fácil, uma vez descoberto que existe um vírus desse e que este existe
por um bug do sistema mesmo (e.g. um vírus que aproveite uma falha do kernel e
arranje um jeito de rodar em kernel mode ao invés de user mode) corrigir a
falha no kernel e lançar a nova versão ou patches. Contúdo, por que não
ouvimos falar disso no linux?
   Vamos comparar a facilidade de fazer um vírus para Linux e outro para
windows 95. Para windows 95, basta qualquer usuário executar um programa e
este programa substituir algum arquivo de sistema do windows como uma dll ou
um vxd. Pronto! O vírus estará rodando em kernel mode!
   E para Linux? Se o usuário executa um programa que tenta substituir um
módulo do kernel, ele vai ter permissão negada. Tudo bem, pode ser que haja um
bug... Mas:
 1 - É difícil existirem bugs desse tipo para linux, pois o kernel é bem
 debugado antes da versão oficial ser lançada e mesmo depois de ser lançada é
 fácil instalar bugfixes.
 2 - A pessoa que fez o vírus teve que achar um bug. No windows (ao menos win9x)ela não  precisa fazer isso.

  Esse cara que escreveu uma matéria dizendo que o número de vírus para linux
deve aumentar deve ser mais um desses que ganham grana com windows e não quer
gastar dinheiro aprendendo a usar um novo sistema operacional, mesmo que a
mudança seja óbvia e necessária, é questão de tempo.
  Se o Linux vai acabar com o Windows é até discutível (embora eu ache meio
óbvio), mas uma coisa é certa: Ele não vai mais sair do mercado.

   Do mesmo jeito que a pessoa na matéria disse a besteira de que um dia teremos
tantos vírus para linux como temos hoje para windows, eu digo que esse cara
está errado e que está tentando enganar os leigos, que acreditam na primeira
coisa que eles vêem. O que você(s) diz(em)? Concorda(m) comigo?

--
Marcelo Elias Del Valle    UIN: 30595143
marceloelias@iname.com http://mlinuxer.cjb.net MLinuxer