Re: Virus em Linux

Ae povo!!

    Resolvi meter o bedelho nessa "discussao empolgante"...
    alias... isso tah parecendo eu e o Gleydson tentando provar
    prum cara que nem tudo no computador usa CPU hieaheiahi

    bem:

    Falando do programa de email, suponhamos que ele "auto-execute"
    um script shell ou qualquer coisa do tipo... otimo! eu estou
    logado como 'kov' entaum o maximo que esse shell script ira
    deletar do meu sistema com:

    rm -rf /

    serah o meu $HOME e qualquer outro diretorio que EU seja dono
    nem os outros usuarios nem o sistema em si ira ser afetado...
    alguma duvida nisso?

    Biblioteca mudada? Programa mudado? Pensemos em uma biblioteca:
    ela nada mais eh que uma extensao comum para programas... tente
    usar a funcao unlink() (da biblioteca libc se naum me engano eh?)
    em /etc/hostname como usuario comum... vc conseguiu alguma coisa?
    Se um rm -rf como usuario naum pode apagar/mexer/ler nada que
    aquele usuario naum tenha permissao, uma biblioteca (que eh
    nada mais nada menos que um programa que eh compartilhado por
    varios programas) naum terah tb.

    A nao ser que o cara, venha a logar como root e copiar:
    root@seilah # cp /home/usuario/libc-2.2.so /lib
    aih eh idiotice do operador.

    Desafio qualquer um a fazer um virus que rode em "kernel
    level" hehehe como o Macan jah disse, ele precisaria
    ser um *modulo de kernel* e precisaria ser *atachado ao
    kernel* coisa que, apenas o root pode fazer...

    Sobre o Debian, ele tambem avisa aos admins do sistema para
    *nao carregarem* modulos compilados por usuarios... eu li
    isso em um readme acho... ou na instalacao do modconf.. sei
    lah =) isso certamente eh por algum motivo =P

--
Gustavo Noronha Silva - kov