debian 2.2 é a escolha de info

Segue a mensagem que enviei ao caderno de Informática do jornal O Globo, e
que foi publicada nessa semana (dia 9/10), mas resumida. A mensagem abaixo
é a que enviei; para a versão diminuída que saiu no jornal, vejam o Globo
de alguém de segunda-feira. Só não gostei deles terem me chamado de "leitor
fanático por GNU"... :P

--
	Olá,

	Aproveitando que vocês veicularam uma reportagem com destaque para
Stallman na capa do Info Etc dessa semana, gostaria de fazer algumas
correções quanto às coisas que foram faladas na reportagem e criticar a
postura do jornal quando se fala sobre GNU/Linux.
	A primeira crítica vai para o jeito com que vocês falam sobre GNU/Linux,
omitindo o GNU na frente do Linux. Isso não é um fetiche, mas sim uma
verdade, porque um sistema completo GNU/Linux, servindo de base o Debian,
por exemplo, contém o kernel (cérebro do sistema), que seria a parte
"Linux", e dezenas de programas indispensáveis para o funcionamento do
sistema (realmente indispensáveis), que são, na maioria, programas que
seguem a GPL, ou seja, são programas GNU. O mais impressionante é que vocês
citam na reportagem Stallman falar sobre isso, e sobre seu desejo de ter um
gnu junto ao pingüim (até porque o sistema ideal para a Free Software
Foundation será o GNU/Hurd quando ficar pronto, um projeto que ainda
engatinha muito atrás do Linux, como kernel).
	Gostaria também de pedir a vocês que focassem menos nas distribuições
comerciais de Linux, como a Red Hat e a SuSE (grande ato de Stallman ao se
negar a assinar o manual!) e dar destaque para a distribuição ideal de
GNU/Linux, a Debian, que só lida com voluntários e não tem o menor fim
lucrativo, além de ser, em minha modesta opinião, a mais eficaz e correta
em matéria de segurança e de assistência a seus usuários, com uma
organização excepcional. Se quiserem comprovar, vasculhem o site oficial
(www.debian.org) e leiam a matéria sobre essa organização na edição da
semana passada da Linux Weekly News (www.lwn.net). É realmente
impressionante.
	Outra coisa: existem muitas páginas boas sobre GNU/Linux por aí. E muitos
programas, também. Porquê não analizar os programas que saem para sistemas
grátis (que, ao contrário do pensamento de muitos, não se limitam ao
GNU/Linux, havendo pelo menos outros três sistemas operacionais gratuitos e
de qualidade bem conhecidos: o OpenBSD, o NetBSD e o FreeBSD)? Porquê não
fazer séries durando semanas sobre instalação de sistemas grátis, como são
feitas sempre que uma versão nova do Microsoft Windows sai?
	A propósito, vocês podiam ter mencionado que a versão 2.2 (vejam que, sem
necessidades mercadológicas, distribuições podem ter números de versão
baixos, ao contrário das maiores distribuições corporativas, que estão
todas no mínimo de 5.0) do Debian GNU/Linux saiu a pouco tempo.
	Gostaria também de ressaltar que não pretendo criticar destrutivamente
vocês, mil perdões se essa foi a impressão deixada, só penso que não é
possível deixar passar a oportunidade de sugerir, criticar e opinar. Aliás,
bem que o pessoal de Info Etc poderia revisar o jornal no que tange a
questões de tecnologia publicadas em outros dias da semana e em outros
setores, como a péssima notícia veiculada no caderno de Economia em 3 de
outubro que cometia uma série de erros ao se referir ao Napster, dizendo
que ele é um site que facilita trocas de músicas, quando na verdade é um
conjunto de servidores que disponibiliza o banco de dados de músicas em
formato MP3 e WMA para todos os usuários conectados, e também ao dizer que
ele não necessita de servidores centrais, característica essa que só é
peculiar aos serviços de compartilhamento de arquivos "ponta-a-ponta"
("peer-to-peer"), como o Gnutella.

	Obrigado.
--
Fim. Gostaram? :)

--
 _ _  _| _  _  | _   . _ | _	http://ukug.uk.freebsd.org/~claviola/key.txt

Linux: the choice of a GNU generation - Registered Linux User #103594
.you could spend *all day* customizing the title bar.  Believe me.  I
speak from experience.  -- Matt Welsh