Re: ENC: Estou preparando uma revista

On Thu, 6 May 1999, Adriano Freitas wrote:
> 	Em nenhum momento eu falei que a RedHat (conectiva) é boa ou ruim. O
> que eu não aguento mais escutar é a associação que a "mídia" está
> fazendo de Linux com RedHat. Antigamente, fazia-se a seguinte pergunta:
> "Você usa Linux?" ou então "Você  já instalou o Linux?". Hoje em dia a
> coisa é mais ou menos assim: "Você usa RedHat (conectiva)" ou então
> "Você tem RedHat??".

	Sim, eu ja conversei ate com o proprio Arnaldo sobre isso,
realmente e um problema, ver coisas como um livro entitulado "Dominando
o Linux 5.0" Quando o kernel ainda nem saiu do 2.0 (na epoca do livro).
So por causa da versao da Red Hat. Mas eu entendo que isso e culpa da
Midia, e nao da Red Hat ou da Conectiva, reporteres sao pessoas que sabem
escrever em um espaco determinado. Sao obrigados a escrever sobre tudo,
sem saber nada. Tudo bem que isso nao e justificativa para as confusoes
estupidas que aparecem na midia e se propagam exponencialmente em numeros
de leitores e novos usuarios, mas nao e culpa desta ou aquela distribuicao
so porque ela e a mais famosa.

> 	Outra coisa que eu discordo nas distribuições RedHat é o fato da
> empresa ser comercial (www.redhat.COM). Pessoas são contratadas para
> desenvolverem os pacotes, os processos de instalação, etc, etc, etc... O
> Debian já não!! É todo um trabalho feito por voluntários espalhados pelo
> mundo todo, assim como o Linux surgiu e queremos que ele fica para
> sempre...LIVRE!

	Cara, se a conectiva me contratasse para desenvolver a
distribuicao deles eu ia correndo! Quer coisa melhor do que receber para
escrever Free Software? Esta na lista dos meus "dream jobs", se eu
resolver sair da Core, que foi a empresa que eu fundei para  "Ganhar
dinheiro com Free Software" o primeiro lugar em que iria bater na porta
era na da Conectiva (tai Arnaldo, fica a dica pra voces... ;)

	Curiosamente eu sou um Debian Developer, dou suporte a Debian,
dou cursos de Linux, atualmente usando o Linux da Conectiva. Eu acho o
seguinte, converta o maior numero de usuarios para Linux, nao importa
a distribuicao, se ele estiver contente com a que ele tem, ele estara
feliz, se ele precisar de algo que a conectiva nao oferece , ele vai
procurar outras. Debian serve melhor do que ninguem ao nicho dos
servidores de Rede.

	O que eu acho errado e que a SUCESU que negou apoio para a gente
em 93 para criar grupos de usuarios de Linux agora venha com um Linux
World'99 brasil e cobre de R$350,00 a R$1200,00 de *ingresso* com tanta
gente boa como o LinuxSP realizando eventos gratuitos para o publico
e de qualidade superior. Eu acho que era muito melhor que cada pessoa
destas que vai pagar R$350,00 por um evento da SUCESU desse metade
desse dinheiro quando fosse a um evento organizado por usuarios.

	Links: 	http://www.ideti.com.br/linux
		http://www.linuxsp.org.br

	Mas mais uma vez, em principio, nao ha nada de errado em ganhar
dinheiro com Linux, mesmo a SUCESU tem liberdade para isso, e viva a
liberdade para todos sem distincao. Mas que eu nao vou incentivar ninguem
a ir, isso eu nao vou.

--
Eduardo Marcel Macan	Core Technologies Informatica LTDA
macan@thecore.com.br	Suporte e Desenvolvimento Unix/Linux.