Re: lost+found

'As 21:02 de 9 May 99, gleydson@linuxbr.com.br enviou o texto que respondo abaixo.

Ola'!

> A minha placa e'uma Intel I430VX e no seu BIOS ela nao possui estes
> recursos de acesso 32 bits(acho que e' desabilitada por padrao).

Talvez seja habilitada por padrao. :-)

> Sempre que configuro computadores, desabilito esta opcao, porque nao
> sei como um programa da CMOS rodando em modo real 16 Bits
> conseguira permitir o acesso de 32 bits a um HD.

Nao, nao! Para um HD, 32 bits significa transferir conjuntos de 32 bits
de dados de uma vez ao inves de 16, o que gera algum ganho de
performance. Nenhuma relacao com os diversos modos de funcionamento dos
microprocessadores.

Obviamente, o firmware do HD precisa suportar esse recurso.

A menos que eu esteja muito enganado, o SO pode, isso sim, configurar
um acesso em modo protegido 'a controladora IDE, mas ai' ja' e outra
historia. No Windows para Workgroups ambos os recursos eram
identificados, respectivamente, como "acesso a disco em 32 bits" e
"acesso a arquivos em 32 bits", e era possivel habilitar uma, ambas ou
nenhuma dessas opcoes.

> Esse suporte e' habilitado independente da Bios apos a inicializaçao
> do Linux, e a ativaçao desta opcao gera incompatibilidade com muitas
> controladoras mais antigas.

Pois e'. E quando essa controladoras mais antigas fazem parte da
propria motherboard cuja BIOS permite esse recurso... ;-)

> Humm... nunca tive nenhum problema utilizando as opçoes Block Access e PIO
> Mode, algumas controladoras mais antigas nao suportam o Block Access (ou
> block mode) ou as vezes a controladora suporta mas a velocidade do disco
> rigido e' tao lenta que nao se nota ganho de performance. Alguns discos
> rigidos padroes XT que testei ha algum tempo em um 486 tiveram
> incompatibilidade com o block mode.

Descobri problemas com o "PIO Mode" quando alguns drives CD-ROM
simplesmente se recusavam a funcionar em modo "auto". 'As vezes o auto
detectava modo 4, mas o drive so' funcionava corretamente em modo 3, ou
vice-versa. De qualquer modo, quando as coisas nao funcionavam bem,
colocar os dispositivos em modos menores tinha resultado...

> (...) As placas "novas e baratas" possuem hardwares que sao chamados
> de "for Windows". O que se faz e' retirar o processador embutido
> destas placas, fazendo com que o Processador principal da placa mãe
> tenha que controlar o funcionamento deste periferico. Assim, sua
> firmware e' carregada e controlada pelo RUWindows, e normalmente a
> placa requer um funcionamento em tempo real do processador, que acaba
> por diminuir toda a performance geral do sistema. (...)

Ha' algum meio, talvez algum software, capaz de detectar a
(in)existencia desses dispositivos?

Ate'!

[]'s Alexander Gieg

Alexander Gieg                            Sao Paulo / Brazil
agieg@base.com.br                               ICQ: 2200285
http://www.geocities.com/TimesSquare/3222/       Nick: AlexG

"Amados, nao deis credito a qualquer Espirito: antes, provai
os Espiritos se procedem de Deus." (1 Joao 4:1)
- Leia: "O Livro dos Espiritos", de Allan Kardec