lost+found

----------
> [...]
> Para: gleydson@linuxbr.com.br
> Cc: debian-user-portuguese@lists.debian.org
> Assunto: Re: lost+found
> Data: Domingo, 9 de Maio de 1999 14:13
>

> 	Bom, o que eu posso falar para vc é que pode ter ocorrido algum
> problema logo na parte de particionamento do disco. Eu tive um problema
> desse tipo há alguns anos (hehe  :) quando a minha partição de swap, por
> algum motivo alheio ao meu conhecimento, se apresentava maior do que
> realmente era. Com isso, quando o swap enchia, ele "invadia" a partição
> do linux e alguns arquivos eram destruídos.

Ola Adriano,

Durante o particionamento tenho certeza que nao ocorreu nenhum problema porque conheço bem este processo e quando noto alguma anormalidade, interrompo imediatamente o programa(coisa que nunca
aconteceu comigo no Linux, mas ja' aconteceu no DOS enquanto fazia testes em HD's com problemas de leitura e gravaçao).

Eu sou o responsavel pelo desenvolvimento do manual do particionador
CFdisk-portuguese, Fdisk-portuguese e FIPS-Portuguese, desenvolvidos no Brasil, e trabalho com particionamento ha mais de 6 anos e foi o projeto Linux que me inspirou a desenvolver estes documentos.

Acho que no seu caso, pode ter acontecido alguma alteraçao incorreta na tabela de partiçao do disco rigido, causado por uma falha na controladora da placa mae, na controladora do HD ou ainda por setores danificados no limite da partiçao swap. Outro detalhe: As memórias Shadow ativas da placa mãe podem interferir no acesso a disco do Linux, é recomendável desativalas antes de se executar o Linux.

Ha algum tempo fiz alguns testes instalando a Debian em um disco rigido de 5.1 GB com alguns agrupamentos "danificados" (nao chegavam a estar danificados, mas por um problema na superficie fisica do disco, um arquivo de 1 MB levava 40 Segundos para ser lido), e o Kernel mostrava algumas mensagens de erro de tempo limite ao fazer o acesso em determinados pontos do disco, em especial a area Swap, que e' uma area que necessita ter um perfeito funcionamento para dar o correto
suporte de memoria virtual ao sistema operacional. Mas mesmo com este problema na superficie do disco, o Kernel fez o gerenciamento correto do disco, nao corrompendo nenhum arquivo armazenado na partiçao.

> 	O que vc não deve fazer é rodar o e2fsck -f com a partição montada com
> permissão de escrita.

OK.

> 	Teve uma outra vez que eu tive problemas no sistema de arquivos do
> linux. Certo dia durante uma sessão de NT :), eu testei o suporte de
> escrita na partição do Linux de um programa chamado Explore2fs.
> Infelizmente ele danificou algumas coisas e o e2fsck encontrou alguns
> erros que foram facilmente corrigidos.

Este e' um problema que ate agora fiquei sem entender i qye aconteceu (voce pode notar pela mensagem que enviei), e o curioso e' que apos diversos testes em outros discos rigidos, acontece um problema
destes em um disco rigido com 2 meses de uso e em perfeito estado.

Só complementando, as partiçoes do disco estavam em perfeito estado após a "catastrofe" somente os arquivos foram afetados não apresentou nenhum problema, tanto na sua criaçao como alinhamento com o cilindro
do disco.

Uma caracteristica do CFdisk da Debian sobre os outros particionadores de disco e' detectar e altertar sobre o desalinhamento da partiçao com o Cilindro do disco ou alteraçoes anormais de tamanho, caso aconteça.

Obrigado assim mesmo pela dica!

Um abraço

Gleydson

MailBR - O e-mail do Brasil!