lost+found

----------
De: Alexander Gieg <agieg@base.com.br>
Para: gleydson@linuxbr.com.br
Cc: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Assunto: Re: lost+found
Data: Domingo, 9 de Maio de 1999 11:08

'As 9:40 de 8 May 99, Gleydson enviou o texto que respondo abaixo.

>Nao tenho dicas de como encontrar os nomes verdadeiros dos arquivos,
>mas me lembro que, na epoca em que trabalhava com manutencao de
>microcomputadores, muitas motherboards "made-in-somewhere" tinham o
>pessimo comportamento de, vez por outra, gravar dados em lugares
>errados nos HDs (ou talvez nao gravar, nao sei dizer) quando o acesso
>ao disco do sistema operacional estava funcionando em modo 32 bits
>(ie., Windows for Workgroups, Windows 95 etc.) e a motherboard tambem
>estava com os recursos de 32 bits para os HDs habilitados.

Ola Alexandre,
A minha placa e'uma Intel I430VX e no seu BIOS ela nao possui estes recursos de acesso 32 bits(acho que e' desabilitada por padrao). Sempre que configuro computadores, desabilito esta opcao, porque nao sei como um programa da CMOS rodando em modo real 16 Bits  conseguira permitir o acesso de 32 bits a um HD. Esse suporte e' habilitado independente da Bios apos a inicializaçao do Linux, e a ativaçao desta opcao gera incompatibilidade com muitas controladoras mais antigas.

>Entao, vez por outra um arquivo era corrompido um pouco, e chegava uma
>hora em que uma parte da FAT era sobrescrita, resultando na perda de um
>numero consideravel de arquivos.

OK, concordo.

>Eu "solucionava" o problema desabilitando os recursos 32 bits na BIOS.
>Ou seja, colocava os HDs no modo mais lento e arcaico possivel, mas
>resolvia: "32-bit Mode: OFF", "Block Access: OFF", "PIO Mode: 0 (zero)"
>e assim por diante.

Humm... nunca tive nenhum problema utilizando as opçoes Block Access e PIO Mode, algumas controladoras mais antigas nao suportam o Block Access(ou block mode) ou as vezes a controladora suporta mas a velocidade do disco rigido e' tao lenta que nao se nota ganho de performance. Alguns discos rigidos padroes XT que testei ha algum tempo em um 486 tiveram incompatibilidade com o block mode.

> [...]
>dizer que, se o problema for *esse*, uma troca de motherboard seria um
>bom investimento. E, se vc fizer isso, aceite uma sugestao: nunca, mas
>nunca mesmo, compre qualquer motherboard que tenha "x-pro" no nome.
>Elas sao baratas e sao facilmente encontradas em qualquer loja que
>trabalhe com produtos paraguaios ou, como costumava dizer meu "honesto"
>ex-chefe para os incautos e credulos cliente: "de Miami", mas os
>problemas e o pessimo desempenho nao compensam a economia. Garanto-lhe
>que e' uma precaucao muito sensata... :-)

Concordo com voce e seu chefe, mas tambem ha em outro detalhe que e' bom saber:
As placas "novas e baratas" possuem hardwares que sao chamados de
"for Windows". O que se faz e' retirar o processador embutido destas placas, fazendo com que o Processador principal da placa mãe tenha que controlar o funcionamento deste periferico. Assim, sua firmware e' carregada e controlada pelo RUWindows, e normalmente a placa requer um funcionamento em tempo real do processador, que acaba por diminuir toda a performance geral do sistema.

Ha algum tempo atras fiz alguns testes em jogos para DOS no meu computador Pentium 100 e em um Pentium 200MMX. No meu micro, o jogo ficou uma beleza!(nao existe nenhuma placa "sem inteligencia" no meu micro). Quando rodei o jogo na outra maquina, o som falhava, acontecia falta de sincronismo da imagem do jogo, e acabou no travamento da maquina.

Acho que o planejamento e a construçao destas placas deveria levar em conta nao so' a velocidade do processador mas tambem o desempenho de toda a placa. Nao adianta lançar uma placa de 400MHz e colocar a CPU para gerenciar em tempo real os recursos de outros perifericos embutidos na placa, porque grande parte do desempenho e' perdido porque o processador terá que gerenciar o funcionamento dos "processadores embutidos nas placas" que foram retirados
com o objetivo de diminuir custos com a fabricaçao(nao sei para onde vai este dinheiro economizado, porque o preço deste tipo de placas costuma ser ate maior...).

>Talvez o kernel tenha algum tipo de solucao para esses problemas, mas
>ai' ja' esta' alem de meu limitados conhecimentos.

Eu ainda estou em divida quando a este problema, mas estou pesquisando na documentaçao da Debian e se der sorte, acho algo sobre isto.

Obrigado!

Gleydson

MailBR - O e-mail do Brasil!
Use você também! http://www.mailbr.com.br