Re: Tradução do Manual de Instalação Debian GNU/Linux 3.0

Em Sat, 27 Apr 2002 14:18:15 -0300
Andre Luis Lopes <andrelop@ig.com.br> escreveu:

> Oi Pessoal,
Oi :)

> Como todos devem se lembrar, há algum tempo atrás (pouco tempo na
> verdade), eu pedi ajuda ajuda publicamente para a lista
> debian-l10n-portuguese para colocar a tradução do manual de instalação
> do Woody em dia.
>
> Muitos ajudaram e eu gostaria de agradecer à todos que se esforçaram. No
> entanto, uma grave falha minha foi esquecer de pedir para que os
> tradutores acrescentar (ou atualizar) o cabeçalho doc-check nos
> documentos que traduziram e/ou atualizaram.

Errar é humano.

> Como consequência, estou agora realmente cheio de trabalho para fazer,
> pois desde a época em que os tradutores atualizaram a tradução muita
> coisa foi modificada nos documentos originais e não há maneira fácil
> para que possamos identificar o que mudou no documento original e
> traduzir somente as mudanças. Estou pegando vários documentos e fazendo
> o trabalho sujo de verificar linha por linha, palavra por palavra e ir
> modificando a tradução.

Não esquente a cabeça! Eu não tinha entendido muito bem até agora o que
era esse tal cabeçalho do doc check, mas agora me dei conta de que é o
cabeçalho do arquivo, que tem o número da versão do danado, certo? Não tem
chabu não! Se está muito enrolado, passa algo pra cá que eu ajudo. O q q
eu posso ir fazendo?

> Eu somente gostaria de pedir encarecidamente aos tradutores que, se
> possível, fizessem uma força para poderem se lembrar em qual versão do
> original em inglês se basearam para fazer suas traduções. Isso me
> ajudaria tremendamente, pois eu conseguiria acrescentar o cabeçalho
> doc-check em suas traduções e gerar um diff de suas traduções e as
> versões atuais em inglês, traduzindo somente as mudanças.

Opa!
-- o kernel.sgml , traduzi com base na versão 1.9 (parece que o cabeçalho
já tá certo no cvs)
-- o preparing.sgml, traduzi com base na versão 1.40 (obs: eu vi no cvs
que na atualização do cabeçalho foi colocado como original version 1.48 --
isso está errado !)
-- o release_notes.sgml, traduzi com base na versão 1.119 (parece que o
cabeçalho já tá certo no cvs)

> [...]
>
> IMPORTANTE: Caso consigam me fornecer essa informação, por favor,
> forneçam exatamente as versões originais em inglês nas quais suas
> traduções foram baseadas, não importa se as versões são antigas. Este é
> o único meio de eu não precisar trabalhar todos os documentos do zero
> novamente. Caso não tenham certeza sobre a versão original em inglês na
> qual se basearam, tudo bem, mas por favor, não informem versões
> incorretas pois isso pode atrasar ainda mais todo o processo de
> tradução.
>
> Agradeço à todos e espero ansiosamente por alguma alma caridosa de boa

já citei as versões que usei acima. posso ajudar na atualização dos
outros. Só me passe os detalhes do que precisa ser feito e em qual posso
trabalhar que vc já não esteja verificando, que eu acerto o danado.

Paulo R. Ormenese
GNU/Linux User #200782
Jundiaí-SP