Re: En: Tradução de Descrição de Pacotes

> Cipriano, KoV ou Hilton (ou mais alguém), vocês sabem onde encontrar
> um documento desses?

Eu conheço o `Vocabulário Padrão' da LDP-BR (Conectiva).
Está em:

http://ldp-br.linuxdoc.org/ferramentas/vp/vp.txt.gz

  Numa conversa rápida no #debian-br, o KoV comentou que algumas
traduções ele não adotaria.
  Na minha opinião mesmo que útil o VP da Conectiva pode ter falhas e
deve ser seguido com bom senso.
  Assim como o KoV, eu também não concordo com alguns termos que vi
nesse VP.

  Para mim a palavra `save' e seus derivados não deveriam ser traduzidos
como `salvar', mas sim como `gravar' pois esta última reflete na nossa
idéia do que isto significa.

  Minha memória não anda muito boa mas tenho livros de informática da
época em que o `mouse' era uma novidade, só existindo para Macintosh,
que na ocasião era o único computador pessoal com sistema operacional
gráfico, e além disso ainda era um dos poucos computadores pessoais que
tinham sistema operacional! hehehe
  Voltando ao assunto, nessa época existiam sensivelmente menos
estrangeirismos na informática do que hoje em dia. `mouse' não era
`rato', como é em Portugal, mas sim `camundongo' e realmente foi o nome
que aprendi quando vi o dispositivo pela primeira vez.

  No caso de `mouse' acredito que traduzir hoje para `camundongo' pode
confundir os `bem' leigos. Portanto não ficarei desapontado se `mouse'
for escolhido. Mas no caso de `salvar' e `deletar' tenha dó!

  Vamos usar palavras da Língua Portuguesa falada no Brasil!
  Os estrangeirismos só deveriam ser usados quando forem REALMENTE,
necessários como nos casos de detalhes de programação, technologias,
acrônimos ... enfim coisas que leigos e não interessados em geral não
entram em contato.

  Primando pela nossa língua, tenho certeza de que a Debian-BR estará
fazendo um grande serviço à nossa Língua Portuguesa do Brasil!

  Outro termo que deveria ser incluído no VP da Debian-BR é:

Linux (Sistema Operacional) -> GNU/Linux

;-P

Sds.

Ricardo Grützmacher

MailBR - O e-mail do Brasil -- http://www.mailbr.com.br