Re: Objetivos

Lalo Martins writes:
> Ueh? pq?
(...)
> Entendo o problema, mas eu tendo a confiar nas soluções já
> usadas... se o manpages-{de,es,*} inclui, eu tendo a incluir -

Como eu falei ali em cima, eu tinha pensado assim -- mas, na verdade, isso
não é um bom argumento.  Não é porque eles fizeram assim que não existem
problemas sérios.

Eu até falei com o Martin Schulze, que empacotou o manpages-de, e ele
disse que incluía as manpages de "programas comuns".  Não sei bem o que
ele quis dizer com isso, mas de qualquer forma, o man é um programa comum.

> provavelmente com uma linha no topo de cada uma com um
> disclaimer (`esta tradução pode estar desatualizada, para
> acessar a versão atual em inglês...')

Sinceramente eu não gosto muito disso.  É como algumas páginas de
utilitários GNU, que tem um disclaimer desse tipo, dizendo que a
documentação oficial está no info.  Se esta existe, e está atualizada,
por que então deixar uma documentação potencialmente desatualizada?

Alguns acham que "ter alguma documentação traduzida é melhor que nada".
Eu discordo.  Prefiro não ter documentação traduzida do que ter
documentação traduzida errada.

> Pq não acho q tenha grande esperança de os pacotes começarem a
> vir com manpagens em trocentas linguagens :-)

O Thiago deu um bom argumento: se os potfiles, que normalmente são
maiores, são incluídos nos pacotes, por que não as manpages?

> Como maintainer há algum tempo, eu creio que pouquíssimos
> maintainers topariam ficar colocando montes de arquivos que não
> estão na vesão upstream - mesmo pq, no pacote source isso iria

Ah, é?
Estranho, não vejo nenhum motivo pra não incluir.  É algo que praticamente
não altera o funcionamento dos programas.

De qualquer forma, temos que ao menos tentar convencê-los.  Principalmente
porque, se eles não incluírem, nós incluiremos no nosso pacote
locales, o que terá o mesmo efeito mas de uma forma menos limpa.

> no .diff.gz, e maintainers não gostam de diff.gzs enormes.

Qual é o problema com diff.gz's grandes?

bye
    Rafael Caetano <rcaetano@linux.ime.usp.br>