Como posso começar?

Olá pessoal da lista,

  Gostaria de saber como posso começar a desenvolver. Quais são os passos
  a serem tomados, como posso me engajar em alguma coisa. Tenho muita
  força de vontate mas to meio perdido. Se alguém puder me ajudar eu
  agradeço. Gostaria de saber também se a comunidade aqui do Brasil que
  desenvolve para Debian e grande e ativa.

                                     Desde já agradeço.
                                     João Salvatti.