Re: Como posso começar?

Em Thu, 18 Dec 2003 14:13:35 -0300 (BRT), <sundevil@nautilus.com.br> escreveu:

> Olá pessoal da lista,

Oi!

>   Gostaria de saber como posso começar a desenvolver. Quais são os passos
>   a serem tomados, como posso me engajar em alguma coisa. Tenho muita

Comece com tradução =). O melhor jeito de se familiarizar com um projeto,
na minha opinião e experiência é sendo um tradutor desse projeto.

Você pode ver a página do Debian-BR, na seção projetos:

http://www.debian-br.org/

Não se acanhe em começar novos manuais, também... nós podemos e devemos
criar mais produtos/artigos/documentos nacionais.

>   agradeço. Gostaria de saber também se a comunidade aqui do Brasil que
>   desenvolve para Debian e grande e ativa.

Eu costumo dizer que nossa comunidade *desenvolvedora* é muito pequena.
Eu acho isso uma vergonha, porque o Brasil tem potencial muito grande para
ser um grande contribuidor da comunidade, mas vejo que nós brasileiros
contribuímos *muito pouco*.

Somos apenas 11 desenvolvedores oficiais e o projeto Debian-BR tem sido
levado principalmente (com todo respeito às contribuições individuais esporádicas)
por exércitos de um homem só. Você olha pra o trabalho e ele é impressionante,
você vai ver quais foram os tradutores que conseguiram atingir tanta
quantidade/qualidade e descobre que são 1 ou 2 pessoas que trabalharam violentamente.

Eu ainda estou pra ver o que os brasileiros conseguem contribuir!

[]s!

Debian:  <http://www.debian.org>  *  <http://www.debian-br.org>
  "Não deixe para amanhã, o WML que você pode traduzir hoje!"
        http://debian-br.alioth.debian.org/?id=WebWML