Problemas em conectar o provedor... (a boa e velha ladainha do modem... :)

Olá pessoal, é o seguinte:

Estou tendo dificuldade em conectar ao meu provedor usando o
linux (debian/gnu núcleo 2.4.3). Já tentei diversas abordagens mas
uma delas sempre falha em algum ponto. Eu queria saber se alguém
poderia me ajudar em pelo menos uma delas.

Kppp (preferível, pois foi onde, aparentemente, eu fui mais longe):
Ele chega a conectar no provedor, conversa, aparentemente envia
usuário e senha e autentica. Conecta e imediatamente cai.

Mensagens do log:
-----------------
Apr 16 08:58:58 calixto pppd[585]: pppd 2.4.0 started by cmax, uid 1000
Apr 16 08:58:58 calixto pppd[585]: Exit.

Mensagens do console:
---------------------
Kernel supports ppp alright.
Couldn't find interface ppp0: HH§@0U

Mensagens da janela de conexão do kppp
--------------------------------------
ATZ
OK
ATM1L1
OK
ATX3DP037341100
CONNECT 24000/ARQ/V34/LAPM/V42BIS

quando está "iniciando pppd", cai. Consigo usar o pppd
(usuário tem permissão) mas o processo ppp0.pid (suponho
que seja o que ele está tentando criar) não é criado em /var/run.

Rodando como superusuário (root) ele tem o mesmo comportamento
(só "agoniza" mais na mensagem de erro, repetindo-a até que estoure
o tempo).

Wvdial:
~: wvdial
--> WvDial: Internet dialer version 1.41
--> Initializing modem.
--> Sending: ATX3DP037341100
ATX3DP037341100
--> Modem not responding.

Pois é. Ele começa a discar e aborta dizendo que o modem
não está respondendo.
Já tentei as opções "carrier check = no" e "stupid mode = yes"
mas tudo sem sucesso.

Ppp
----

/etc/ppp/options:
-----------------
asyncmap 0
crtscts
lock
hide-password
modem
noipdefault
mtu 576
defaultroute
connect /etc/ppp/net-connect
38400

net-connect
-----------
#!/bin/sh
/usr/sbin/chat -v -t 60 -f /etc/ppp/net-chat

net-chat
--------
ABORT "BUSY"
ABORT "NO CARRIER"
""    ATX3
OK    ATDP037341100
CONNECT
ogin: "cmax"
sword: "??????(minhasenha)"

Rodando ./net-connect, ele trava o terminal
mostrando "ATX3".

Com "pon isp"

Sendo que isp está em /etc/ppp/peers e é:
hide-password
noauth
connect "/usr/sbin/chat -v -f /etc/ppp/chats/isp"
debug
/dev/ttyS2
38400
defaultroute
noipdefault
user cmax
remotename osite
ipparam osite
usepeerdns

e com /etc/ppp/chats/isp igual a net-chat.

Alguma luz?

Abraço,

Cláudio Max