Re: MANIFESTO de ÉTICA em informática

Gleydson Mazioli da Silva wrote:

> Hardware:
>
> A empresa deve disponibilizar o software adequado para permitir o
> funcionamento
> do seu hardware seja qual for o sistema operacional usado pelo usuário,
> por ser
> esta uma decisão pessoal de quem adquiriu o computador e da empresa em
> garantir
> a satisfação do cliente em adquirir seu produto (Norma do Procon???).

    Mais uma vez levanto a lebre... como ideal está bom, mas aí perde a
praticidade.  Porque há sistemas operacionais demais por aí... isso
encareceria demais os produtos, além de submeter os fabricantes a uma
tremenda incerteza: se o fulano de tal inventar uma versão maluca do
GNU/Linux 5.2 em 2043, será que eu vou ser obrigado a fornecer-lhe um
acionador de dispositivo (/driver/) para ele?

Mas creio que de qualquer maneira isso é desnecessário. Basta fornecer as especificações técnicas, como o Maçan já incluiu no texto original dele, e a comunidade pode se encarregar de criar os acionadores necessários.

> Agora vai uma dúvida:
> Ouvi falar sobre produtos, brinquedos, etc. que deveriam se adequar as
> normas
> para não serem "apreendidos", isto também se aplica a produtos
> eletrônicos ou
> de microinformática???

Na verdade a questão de brinquedos ou alimentos é de segurança. Existe uma lei para isso. Seria muito difícil obrigar a apreensão de produtos que não se adequassem a um código de ética como esse que propomos.

No entanto, poder-se-ia criar um "Selo de Informática Ética" ou "Selo de Liberdade de Informática" (ou qualquer outro nome "vendável"). Qualquer um poderia vender qualquer produto, mas a CIPSGA (por exemplo) somente concederia o uso do Selo a quem se conformasse às regras.

A concessão do selo poderia ser feita caso a caso, com pagamento de uma taxa de certificação pela empresa; ou a empresa poderia ganhar o direito de usar o selo desde que houvesse a certeza de que os diretores, marqueteiros e gerentes de produto entenderam o significado do Código Ético e do Selo. Ela teria de assinar um termo de compromisso; se a empresa usasse mal o selo seria obrigada a divulgar um esclarecimento acompanhado de um pedido de desculpas, chamar os produtos de volta para remover o selo da embalagem, talvez pagar uma multa, e executar uma auditoria interna para certificar-se de que todo mundo conhece, entende e aceita o significado do Código Ético e do Selo.

--
 _
/ \   Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra         +55 (11) 3040 8913