Problema com a resolução 1366x768.

Bom dia, bom eu usava o debian squeeze amd64 em um monitor philips que tinha resolução de 1024x768
e não tinha nenhum problema. Comprei um monitor AOC e943Fwsk de 18,5' e aí começaram os problemas,
primeiro notei que no lado direito existia uma fina faixa preta cortando uma parte pequena da imagem,
pesquisei e pesquisei e achei como instalar os drivers da nvidia e configurar. Drivers instalados e xorg.conf
criado, ora de reiniciar o pc, quando reiniciou notei as fontes um pouco deformadas, fui logo na configurar
o monitor, só que a resolução não saia de 1368x768 50 Hz sendo que meu monitor é 1366x766. Depois
de muita tentativa pra fazer funcionar e deixar a resolução legal sem essa faixa preta no lado direito
cortando um pouco da imagem, mudei o driver no xorg.conf colocando ao invés de "nvidia", "nv" e reiniciei
o X. Quando voltou notei que a imagem estava ainda mais cortada e resolvi baixar um pouco a resolução
para 1360x768 e ficou perfeito, e é assim que está agora por que a imagem está completa e sem corte.
Mas de qualquer jeito tem um erro aí, pois queria usar minha resolução de 1366x768 sem problemas e
notei isso em várias distros, não só no Debian. Alguém já passou pelo mesmo problema com resolução
wide?