Re: [Debian] Update Gnome 3.26?!

On Wed, Sep 20, 2017 at 09:56:54AM -0300, Samuel Henrique wrote:
> Eu defendo que o Testing é pra qualquer um que queira ter uma
> experiência mais desktop, não é necessário querer aprender como
> funciona o desenvolvimento ou aceitar sustos, já que a estabilidade do
> Testing é equivalente a de distribuições como Mint, Ubuntu, Fedora e
> cia.

Se você estiver falando das versões "rolling" delas, como Ubuntu
sei-lá-como-chama e Fedora rawhide, OK. Se você estiver comparando com
as versões lançadas e suportadas, me parece um pouco absurdo dizer isso.

De qualquer forma, não se pode comparar a estabilidade da stable (por
definição) com a da testing, que é o que a gente está discutindo aqui.

> Iclusive conversei com algumas pessoas na debconf sobre como o Debian
> deveria ter uma release "desktop", que seria apenas um testing sem
> freeze e com updates de segurança*, achei que tinha comentado contigo
> também.

Seria bom se isso existisse, sim. Veja meu comentário no final.

> Já cansei de ver o uso do stable em experiência desktop dar mais problema
> do que se a pessoa estivesse usando o Testing, principalmente para
> hardwares novos, já que os drivers novos não são portados.

Todo kernel novo fica disponível no backports razoavelmente rápido. Por
exemplo nesse exato momento:

linux-image-amd64 | 4.9+80+deb9u1   | stable                  | amd64
linux-image-amd64 | 4.9+80+deb9u2   | buildd-proposed-updates | amd64
linux-image-amd64 | 4.9+80+deb9u2   | proposed-updates        | amd64
linux-image-amd64 | 4.12+84~bpo9+1  | stretch-backports       | amd64 «««««««««
linux-image-amd64 | 4.12+84         | testing                 | amd64
linux-image-amd64 | 4.12+85         | buildd-unstable         | amd64
linux-image-amd64 | 4.12+85         | unstable                | amd64

> Mas onde o usuário é mais impactado são nos softwares de uso diário,
> apenas um exemplo: usuário do stable rodando firefox ESR, que em algum
> certo ponto se torna uma release defasada no sentido que não suporta
> tecnologias que sites usam (youtube foi bem notável nesse quesito) e a
> experiencia do usuário ao acessar esses sites se torna horrível, fica
> lento e travando.

Eu tenho usado Firefox ESR mesmo no sid e não me lembro a última vez que
tive qualquer problema.

Eu insisto: eu concordo com você quer usar testing é viável, mas usar
stable não é esse inferno que você está pintando.

> Ainda sonho com o dia que a gente tenha uma release focada em desktop (que
> não se chame testing), estável mas com pacotes atualizados pelo menos ao
> ponto de não impactar no desempenho (drivers, firefox ao invés do
> firefox-esr...).
>
> *Hoje, o único problema em se usar o Testing pra desktop é que não temos
> uma dinâmica de updates de segurança aceitável (no testing), os fixes levam
> no mínimo 2 dias para chegar.

A única coisa impedindo isso de existir é a falta de gente pra meter a
mão na massa e fazer o trabalho necessário.