Re: [Debian] Update Gnome 3.26?!

Alguem sabe dizer quando é que o Debian recebe o Gnome 3.26?

​Já recebeu [1]​.

O stable provavelmente vai receber uma versão mais recente, mas so daqui a uns anos quando for lançada a nova versão.

​Correto, isso porque o foco do stable é servidores, eu sempre recomendo todo mundo que quiser rodar no desktop e ter uma experiência mais parecida com Ubuntu/Fedora/Arch/Mint a rodar o Testing.​

Nesse momento eu estou usando o testing (buster) e gostaria de saber quando é que o Debian vai receber esse update.

​Então você já está usando o 3.26 :)​

Na prática, para ser exato, atualmente o Testing recebeu apenas 69% dos pacotes do gnome 3.26 e o unstable 80%, embora o metapacote do gnome ainda não tenha sido jogado para 3.26 (e o gnome-shell esteja no experimental), já pode-se dizer que você está rodando o 3.26, pois os principais componentes já estão no 3.26 (nautilus, gdm, utilitários...).

Nesta release, como tivemos a ajuda do pessoal do Ubuntu, o gnome 3.26 chegou mais rápido do que nunca no debian, estamos inclusive na frente do Arch Linux, que ainda está com uma taxa de adoção ao gnome 3.26 de 0%, e apenas recentemente incluiu os pacotes na sua seção gnome-unstable (após o debian já ter recebido a maioria desses pacotes no unstable E ter passado para o testing).

A adoção total (100%) do gnome deve chegar antes ao arch linux, entretanto, pois logo eles irão passar todos os pacotes do 3.26 de uma vez do gnome-unstable para a release de fato, enquanto no debian pelo menos o pacote gnome-shell deverá levar no mínimo 5 dias para chegar ao testing (pode ser que chegue no unstable antes que no arch). O arch provavelmente irá manter esses pacotes no gnome-unstable por mais uns 2 dias.

​[1]https://www.0d.be/debian/debian-gnome-3.26-status.html

--
Samuel Henrique <samueloph>