Re: openvpn - Não consigo acessar maquinas clientes

Boa tarde

Eu acredito que o Sr. esteja tendo um problema parecido com o que eu
tive a 3 anos atrás .

Uma empresa com 3 filiais, com problemas de conflitos de IPs da faixa
192.168.x.x .

Depois de um mês de dores de cabeça com roteamento, eu implementei uma
faixa de IPs classe b ( 172.16.xxx.xxx ) e alterei os gateways de cada
filial para usar uma faixa diferente dentro da mesma classe b, e todas
as máquinas com máscara 255.255.0.0 .

Assim não existem várias redes diferentes, todas as máquinas estão na
mesma rede, pto não há necessidade de criar ou alterar nenhuma rota em
nenhum lugar !!!

A diferença está na implementação do OpenVPN, que tem que operar na
camada 2 ( MAC Address ) e não na camada 3 ( IPs )

Eu usei esta documentação para implementar esta solução :

http://www.shorewall.net/OPENVPN.html

Veja o sub-título "Bridging two networks".

Não faço a menor idéia se existe alguma documentação em Português
sobre este tipo de implementação !

Se o Sr. não gosta do Shorewall, ignore esta parte, e implemente o seu
firewall de preferência .

Fábio Rabelo