openvpn - Não consigo acessar maquinas clientes

Amigos bom dia.
Estou com um problema que sei que estou esquecendo de algo, mas não consigo identificar a bobagem.

Instalei o openvpn em um servidor na matriz e openvpn nas lojas e tudo funciona sem problema, ou seja como instalei client-to-client e ip fixo usando o diretório ccd as maquinas que tem o openvpn instalado se comunicam sem problemas.

Na minha maquina na matriz (dentro da rede onde esta instalado o servidor openvpn) crio a rota para o servidor (route add -net <ip_rede_vpn) netmask 255.255.255.0 gw <meu_servidor_vpn>.

se efetuo um traceroute para uma maquina de loja recebo como primeiro salto o servidor onde esta instalado o serviço openvpn e não passa mais disso, não encontrando a estação desejada. No servidor onde esta o openvpn consigo pingar todas as estações clientes.

O mais irritante é que quando instalei isso tudo funcionada sem problemas, mas não documentei o "pulo do gato" e depois que reiniciei o servidor estou apanhando com isso.

O servidor onde esta instalado o openvpn esta com roteamento ip forward ativado
Neste caso não tenho nenhuma regra de firewall ativa.

Agradecendo a ajuda
Mauricio Neto