Re: [OFF TOPIC] Oportunidade de trabalho salário R$3.392

Uma amiga minha mora na finlândia, e ela me falou disso, porém, lá tem uma cultura diferente da nossa, e a educação lá é o foco principal deles, logo, lá as pessoas não trabalham mas também não agem como vagabundos, aqui os caras recebem bolsa-família e ainda tem um emprego de traficante e por aí vai.

Em 18 de abril de 2016 11:12, André N B <andrenbatista@gmail.com> escreveu:
Dom 17 Abr 2016 às 12:47:45 (1460908065), trooliveira@gmail.com enviou:
> O problema maior desta vaga na minha visão ela é ilegal, pois frauda a CLT,
> independente se for uma contratação pessoa fisica (freelancer) ou PJ. Pois
> haverá uma regularidade nos serviços prestados. Só por este motivo a vejo
> como anti-etica.
> Sim tem gente que aceita tudo, pois esta com a corda no pescoço, mas nem
> por isto devemos justificar e aceitar que haja no mercado de trabalho
> vagas-escravidão;
>
> Um pouco de ética faria bem a todo mundo e em qualquer situação...

Ética é um imperativo autônomo e me parece estranha uma ética
heterônoma.

Já a CLT e os direitos trabalhistas garantidos constitucionalmente e em
tratados internacionais, ainda quando relevantes em uma perspectiva
simbólica (o escravo deixa de ser objeto e passa a ser sujeito de
direitos), têm efeito prático limitado, ante a desproporção da
capacidade de financiar e arriscar a perda de demandas judiciais
existente entre o sujeito trabalhador e o detentor do capital.

Para um, as demandas aparecem como custos hipotéticos ou previstos, que
podem nem existir se o sujeito privado de direitos não propuser a reclamação.

Para outro, as demandas aparecem como um duplo risco: perder a ação,
tempo e dinheiro investidos; e ter seu nome incluído dentre aqueles de
contratação indesejada já que lhes falta a docilidade, obediência e
temor reverencial que são as qualidades mais buscadas pelo empresariado.

Agora uma anedota: conheci certa vez uma finlandesa e, curioso por seu
país, perguntei: como funciona o seguro desemprego em seu país? Ao que
ela me disse: "Bom, todos as pessoas em idade de trabalho recebem
seguro-desemprego independente de já terem trabalhado na vida e por
tanto tempo quanto durar seu desemprego."

Sério?

Sim.

Mesmo se nunca trabalhar na vida, vai ganhar a vida toda?

Sim e se for mulher solteira com filho, ganha o dobro.

Hmm... e qual o valor?

€1,500.00

You fucking kidding me! No Brasil, as pessoas iam me mandar pra cuba se
eu propusesse algo do tipo.

Aí entendi porque ela, como muitos outros europeus, viajam pelo mundo
por meses, anos. E entendi o porquê de tantos "moi" no irc.

Mas o papel de um ensino voltado à formação técnica, acrítica, sem
contextualização política e de uma massa de desempregados e miseráveis
bem visível a olho nu, bem essa eu já devia conhecer depois de tantos
anos na Republiqueta dos Banana-Maldonado.