Re: systemd, o que mudou

On Sat, Jan 30, 2016 at 07:40:04PM +0000, semspam@openmailbox.org wrote:
> Pela minha experiência, não é tão trivial assim conseguir um sistema
> debian sem systemd. Mesmo instalando outro init  sempre haverá vestígios
> dele. E fora que muitos meta-pacotes tem o systemd como dependência.
>
> O que mais me chateia nessa história, é que _na prática_, o systemd é
> empurrado goela abaixo.

da mesma forma como o gcc é empurrado goela abaixo por ser o compilador
C padrão. não é trivial conseguir usar outro compilador padrão, e quem
tem interesse em que isso aconteça tem que sentar a bunda na cadeira,
fazer testes, reportar bugs e mandar patches. tinha um pessoal
interessado em conseguir compilar o debian todo com clang, e foi isso
que eles fizeram.

isso acontece pelo simples fato que pra cada mantenedor de cada pacote,
manter suporte a tudo que é possível dá um trabalho desgraçado. então
quem tem interesse de usar as coisas não-default tem que colaborar
porque de outra forma não é viável tecnicamente.

no caso do init, o comitê técnico decidiu que todos os pacotes
existentes antes do systemd ser o default deveria manter compatibilidade
com sysvinit (durante 1 ou 2 releses, não me lembro exatamente agora),
mas quem tiver interesse que o suporte vá além disso vai ter
que sentar a bunda na cadeira, fazer testes, reportar bugs e mandar
patches. ou trocar pra um sistema onde os defaults sejam os que você
quer ... debian não é religião, você é livre pra sair a hora que quiser.
;-)