Dúvidas com a inicialização de sistema

Olá,

[OFF]Já que a escola tem a estratégia errada de deixar o ubuntu com unity instalado, as pessoas nem usam aquilo. Tudo usa e prefere o windows 7. Eu acredito que, considerando a necessidade dos alunos aprenderem a mexer com servidor, Debian seria a opção mais adequada para as escolas federais de ensino técnico. E para atrair usuários, um sistema com desktop similar ao windows, é lógico.[/OFF]

Levo um pendrive para de 8 gb com Debian Jessie stable instalado e tenho outro pendrive de 14, 9 gb com 1 MB de memória swap e dual-boot com Kaiana e JuntaDados em experimentos. Percebo que meu Debian Jessie, que tem Mate e Lxde, demora um minuto e meio para carregar a partição quando estou dando boot no pendrive de 8 gb. Já com o JuntaDados, que tem Wheezy old-stable, demora bem menos tempo e é muito mais pesado. Compreendo que melhor estratégia seria pegar um Cinnamon estável com Debian Jessie, em breve farei isto seguramente.

O systemd veio nessa versão do Jessie. Antes era upstart ou.. corrijam-me se estou enganado em alguma coisa. Provavelmente o inicializador interfere na forma que ele faz boot. Com o anterior fazia com flash como se fosse um disco rígido qualquer normalmente. Me digam se é possível fazer um procedimento para não ter que esperar 2 minutos para o Debian inicializar.

Gosto muito dessa versão, anteriormente fiz procedimentos de susbtituição do systemd mas ultimamente não tenho desistido de usar o systemd, embora não desconsidere a possibilidade de estudar a troca. É claro que o disco rídigo ser flash influencia no problema do tempo em questão.

Att.