Re: Root cheio

Boa tarde Dennis

 Se conselho fosse bom vendiamos a preço de ouro... Mas serve de ponto de observação para uma nova decisão .... ;)

 Começa denovo! Você ja sabe que da pra contornar os erros de planejamento!

 Faça uma nova instalação:

 -  Como será um computador pessoal, opta por /var, /tmp, e /home fora do  /.  E se preferir, pode separar também o /usr/local mas só se for fazer muitas instalações de programas que não são parte da distribuição...

 Ficaria assim:

/
/var
/usr/local (opcional)
/tmp
/home

 Claro, tudo isso sobre LVM! É interessante deixar 10% do seu disco desalocado para manejar um crescimento inesperado dos sistemas de arquivos...

 Não separe o "usr" do root(/) isso pode gerar complicações num momento de crise/recuperação de desatre. Quando separado de /, a inicialização fica mais complexa porque o boot faz uso de comonentes críticos para o funcionamento em /usr ... Claro que as tecnologias usadas no ambiente implicam diretamente no problema poder existir ou não... Mas acredito ser uma boa prática

referências

http://www.tldp.org/HOWTO/Partition/
https://www.debian.org/releases/stable/amd64/apcs05.html.en#idp54200912

flw