[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: [DÚVIDA] Debian Testing



On 22-10-2014 11:45, Edson Araújo wrote:
Olá à todos!
Tenho uma dúvida que segue:
Instalei em meu notebook, ano passado antes do lançamento da versão stable, o Debian Wheezy Testing.  Quando uma versão stable é lançada, a versão testing se torna uma stable devido os up-to-date?
 Por exemplo, a minha versão testing que eu uso devido aos up-to-date feitos por mim pode ter tornado a versão em Debian Wheezy Stable, correto?

Olá!

        Quem dita a regra é seu /etc/apt/sources.list, a distro que estiver lá será ela eternamente, isto é:

1. se estiver como testing, seu sistema será eternamente testing, independente do nome da versão testing atual

2. se estiver como stable, seu sistema será eternamente stable, independente do nome da versão stable atual (não recomendado)

3. se estiver como Wheezy, seu sistema será eternamente Wheezy, independente do nome da versão testing ou stable atual (mais recomendado)

4. E assim por diante com as outras nomenclaturas

        Usar stable não é muito recomendado pela fato de na virada da versão stable praticamente todos os pacotes e suas configurações mudam, o que pode parar seu sistema. Então é melhor usa o nome da versão, assim quando está se tornar old_stable você analisa o que mudou em cada serviço que estiver rodando e o que via precisar fazer para portar da old_stable para stable, se planejar e então migrar, alterando o nome no /etc/apt/sources.list e fazer um dist-upgrade. Depois disso mãos a obra para acertar as configurações que você já analisou previamente.

        Se usar testing, vai ter um pequeno retrabalho a cada atualização dos pacotes, que podem ter problemas onde apenas uma alteração no arquivo de configuração resolva, mas às vezes será preciso voltar a versão (downgrade). Contudo, a compatibilidade com dispositivos novos e novos recursos ficam bem melhor, a exemplo as telas touchs e módulos com suporte a novos hardwares de rede wi-fi e ethernet.


--

[]'s

Junior Polegato

Reply to: