Conectar a dispositivo de mídia (MTP)

Caros colegas,

tenho um celular Moto G e não tenho conseguido conectá-lo ao Debian. O celular me dá duas opções de conexão:
- PTP, pela qual ele funciona como se fosse uma máquina fotográfica. No Debian, tenho acesso apenas às pastas de fotos, pelo Shotwell ou pelo Nautilus.
- MTP, pelo qual eu teria acesso ao dispositivo como se fosse um pendrive (pelo menos é assim no Windows), me dando acesso a todos os arquivos. Quando conectado por esse método, o Debian sequer acusa sua presença.

Como faço para ter meu celular reconhecido no Debian? Tem como?

- - - ·
Atenciosamente,

Márcio Vinícius Pinheiro