Re: DISCO SSD

esses tempos comprei um ssd da kingston e formatei normal, criei o ext4, tudo padrão e funciona que é uma beleza, boot em 15s ;)

Srs,

Comprei um disco SSD recentemente e gostaria de saber se ainda é
necessario utilizar as opção <discard> no fstab, já que meu disco que
é de 256GB e tem disponível para o usuário apenas 240GB pois 7% fica
para o excesso de provisionamento? outra dúvida é a respeito do TRIM,
pois li que mesmo habilitando tenho que forçar com um parametro extra
no rc.local ou no cron, pq por default só funciona em discos ssd da
intel e samsung.