Re: Erro de entrada/saída com HD externo Samsung

Thiago,

Você tem de instalar o ntfsprogs!
https://packages.debian.org/sid/ntfsprogs

Você deve rodar o seguinte comando, após instalar o ntfsprogs

ntfsfix /dev/sdaX (sda é o HD e X é sua partição)

Em alguns casos, é preciso "enganar o fsck nativo para ele trabalhar
com NTFS. Depois de instalar o ntfsprogs faça:
ln -s /usr/bin/ntfsfix /usr/sbin/fsck.ntfs
ln -s /usr/bin/ntfsfix /usr/sbin/fsck.ntfs-3g

O testdisk não ajudará você neste caso, ele é útil quando você formata
um disco e quer reverter a formatação ou copiar algum conteúdo da
partição anterior. No caso de erro de acesso ele não funciona.

Peço que considere não usar mais partições FAT, existem formas de usar
partições Linux no Windows. Mas reconheço que se este HD for usado em
escala de mobilidade, a partição NTFS ou FAT é melhor porque você pode
ter de espetar ele em um computador público sem permissão de instalar
programas para ler partições EXTx, e aí você fica sem acesso aos
dados.

Se decidir formatar o HD de novo em NTFS ou FAT, recomendo usar o
comando ntfsck para se certificar de que o HD não tem bad blocks e o
problema ocorreu por corrupção de arquivos e não por defeito físico.