Re: Navegador de arquivos Gnome - jessie

Não sei se é o caso de sermos dinossauros... eu acho que uma questão de estratégia... errada.

Essa história de fazer uma interface que sirva em qualquer dispositivo é uma utopia inviável. Entendo que a nova interface queira focar em telas sensíveis ao toque, devido ao crescimento desse mercado, mas o que fazemos com os dispositivos que não usam essa tecnologia (e ainda não dão dicas de que vão deixar de existir a curto prazo)? Jogamos fora? Entendo que se adaptem as interfaces tradicionais às telas pequenas e sensíveis ao toque, mas não se pode deixar de lado as telas grandes que nunca deixarão de existir (por razões óbvias de produção em quase todas as áreas) e podem ser muito melhor utilizadas.

Qualquer interface que explore o touch screen (que atualmente só aceitam no máximo dois toques simultâneos) terá sérias desvantagens diante da boa e velha mídia do mouse (que atualmente nos dá 3 toques com funções diferentes, e duas rolagens) e teclado (atualmente mais de centena de teclas, e dezenas de centenas de combinações). A menos que o touchscreen evolua a ponto de poder diferenciar o toque de cada dedo de nossas mãos, não vejo sentido em colocar interfaces para telas pequenas e sensíveis ao toque a frente da mídia tradicional.

Atualmente uso com muito mais frequência um dispositivo touch screen, mas em termos de produção, não há como dispensar o mouse e o teclado em uma tela confortável. O touchscreen relego a atividades passivas basicamente de leitura.

Se queremos aproveitar o touchscreen, que se faça uma interface específica para isso. Se queremos fazer uma interface que evolua para o touchscreen, não não podemos dispensar o que se tem de praticidade para o que temos atualmente para os meios já amplamente difundidos.

- - - ·
Atenciosamente,

Márcio Vinícius Pinheiro
http://about.me/Doideira