Re: Grupo Debian Brasil no facebook

Olha... eu gostaria muito, mas muito mesmo, que migrassemos pro noosfero do softwarelivre.org.  Lá existe a nossa comunidade:

http://softwarelivre.org/debianbrasil

mas a realidade é que todo mundo tá no FB.  Não me refiro somente aos usuários, mas devels tb.  E no fim nós estamos tendo discussões mais ricas por lá.

Não só na comunidade de Debian.  Tem a Software Livre Brasil também.

https://www.facebook.com/groups/533067570082981/

Vários assuntos interessantes estão rolando nessas comunidades.  Então tem toda aquela xaropada de tia postando foto de gatinho, mas essas comunidades do FB tão valendo a pena participar pelas pessoas que estão lá.  Tanto que eu não viria aqui, na lista oficial de debian, pra falar isso se não estivesse mesmo acontencendo.

Estamos no ponto de decidir o que vale mais: a qualidade da discussão ou a liberdade da ferramenta.  Nem precisa citar todos os pontos negativos do FB.  Eu já os conheço de cor e sei que se pode perder a discussão a qualquer momento, mas... acho que é um caminho sem volta.  Temos de evoluir mesmo porque os mais novos não usam lista de mail.

E o que acredito é que a ferramenta é irrelevante.  O importante são as pessoas.  Uma vez o conhecimento disseminado, mesmo que o FB acabe amanhã, essas pessoas continuaram semeando o conhecimento.  E levarão o mesmo nível de discussão pro lugar que for.

Mas é minha opinião.  Então convido a todos pra ao menos darem uma olhada e tirarem suas próprias conclusões.

Abs,
Helio Loureiro
http://helio.loureiro.eng.br
http://br.linkedin.com/in/helioloureiro
http://twitter.com/helioloureiro
http://gplus.to/helioloureiro

Em 9 de janeiro de 2014 16:03, André Nunes Batista <andrenbatista@gmail.com> escreveu:
On Thu, 2014-01-09 at 10:52 -0200, Paulo Roberto wrote:
> Eu acho muito legal que existam outros canais para comunicação mas
> sempre devemos lembrar que redes sociais vem e vão! Se derepende todo
> mundo começar a trocar informações no facebook ou em qualquer outra
> midia social e depois simplesmente essa midia deixa de existir!!
>
> Ainda acho que a melhor forma é utilizar a boa e velha lista! Mas
> obviamente que sei que o facebook assim como twiter entre outros podem
> fortalecer o software livre.

Obrigado pela informação Hélio! A meu ver o tema é delicado, uma
migração de nossas discussões para o fb faria com que perdêssemos o
controle dos arquivos de nossas discussões, por outro lado não podemos
simplesmente desconsiderar que o grosso do público está por lá. Talvez a
melhor saída seja distinguir um pouco o propósito de cada espaço?! Vou
olhar o link mais tarde... valeu!

--
André N. Batista
GNUPG/PGP KEY: 6722CF80