Ouvir uma prévia da música somente pousando o mouse por cima do arquivo

Caros,

Tenho um Debian Jessie em meu notebook, com MATE instalado.

A maioria das outras máquinas desktop com linux que eu mexo possuem um recurso interessante:

Se eu repousar o mouse sobre uma arquivo de música, a música começa a ser executada, e assim que eu tiro o mouse, a música cessa.

Eu lembro que meu desktop com Debian tinha este recurso, mas no momento não lembro se tem algum pacote específico que desempenhe esta tarefa, ou se faz parte do gerenciador de janelas.

Já pesquisei na internet a respeito, mas não encontrei respostas.

Agradeço qualquer tipo de ajuda.

[]'s