[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Pendrive ntfs



Na verdade nada te impede de usar o startx ou outros gerenciadores de login, mas nesse caso será necessário montar a partição como root, pois se vc tentar montar por um gerenciador de arquivos como o Thunar ou o Nautilus, irá ocorrer erro de permissão.

 

Acredito que nas próximas versões esses problemas não vão mais ocorrer se o Debian mudar o padrão de inicialização do sistema para o systemd, que possui ferramentas para lidar com sessões de usuários e dispensa o uso do consolekit. Inclusive o ArchLinux e outras distros já fizeram isso e excluíram o pacote do consolekit dos repositórios. Na própria página do consolekit é informado que ele não está tendo muita manutenção e recomenda o uso do systemd-loginctl (parte do systemd com a mesma função).

 

Não sei se é por usar o sysvinit por padrão que o Debian ainda mantém o consolekit, mas se o systemd se tornar mais estável e for o padrão, o consolekit não será mais necessário.

 

On Friday 17 May 2013 08:15:40 you wrote:

Nobre Andre,


Valeu... Mas estou aqui filosofando qual seria o beneficio de ter esse tal "consolekit", nao consigo imaginar qual seria a diferenca de iniciar o X pelo GDM/KDM ou por um simples STARTX. Pra mim, usuario do dia-a-dia, isso seria a mesma coisa... No mundo do mercado financeiro, isso poderia ser considerado VENDA CASADA, pois eu penso assim: olha usuario, vc pode usar algum "periferico movel" somente se usar o GDM/KDM. Se vc quiser usar o console e depois o X, nao vai poder usar "periferico movel".






Em 15 de maio de 2013 16:02, André Luiz <andre4linux@gmail.com> escreveu:

O ConsoleKit é um framework usado para definir e rastrear sessões de login, usuários e seats (não sei o que seriam "seats"). Ele possui mecanismos para reagir a mudanças em qualquer desses itens e após eventos, como ao plugar um novo dispositivo. Na wiki tem mais informações (em inglês):

 

http://www.freedesktop.org/software/ConsoleKit/doc/ConsoleKit.html

 

Nas release notes do Debian Wheezy é dito que ao iniciar uma sessão do X com o comando startx ou usando display managers como xdm ou slim (que não possuem integração com o ConsoleKit no Debian), poderá prevenir o acesso a alguns dispositivos.

 

On Tuesday 14 May 2013 09:07:08 you wrote:

Andre,


Nao conhecia esse "Consolekit", pra q ele serve?


Luis Claudio,


Ja tinha feito de tudo, ate usar um programa (q eu esqueci o nome agora), onde no /etc/fstab em vez de colocar o diretorio do dispositivo (/dev/xxx), esse programa coloca um codigo unico p/ cada dispositivo (onde eu axo + elegante). Mas mesmo assim, somente consigo usar esses pendrivers/hd-externo se entrar na interface usando kdm/gdm. A unica coisa q eu nao tinha feito era adicionar o meu usuario ao grupo fuse.



Abracos.







Em 14 de maio de 2013 08:32, André Luiz <andre4linux@gmail.com> escreveu:

Isso acontece por causa do Consolekit, que no Debian não considera sessões iniciadas com startx ou com gerenciadores de login alternativos que não suportam o ConsoleKit (xdm ou slim). O pessoal do Debian recomenda o uso do gdm3, kdm ou lightdm.

Encontrei isso nas Release notes do Wheezy:

 

http://www.debian.org/releases/stable/i386/release-notes/ch-information.en.html#consolekit

 

On Tuesday 14 May 2013 08:07:15 Rubens Junior wrote:

Prezado Márcio,


Nunca descobri o motivo, mas só consigo usar o pendriver no meu pc qdo eu entro na interface gráfica usando algum gerenciador de login (KDM ou GDM).


Algumas vezes eu desabilito o gerenciador e entro no modo console e qdo necessario eu entro na interface gráfica usando o comando startx. Então, qdo eu faço isso e em qualquer interface com qualquer gerenciador de arquivos (nautilus, dolphin, etc) o sistema exibe essa mensagem que eu não tenho permissão para montar os pendrivers.


Agora qdo entro no console, em vez de digitar "startx" eu habilito novamente o gerenciador de login (/etc/init.d/gdm start) para poder trabalhar com pendriver e hd-externo.


Pelo exposto, tecnicamente eu passo pela mesma situação q vc :-)





Em 13 de maio de 2013 20:02, Márcio Vinícius Pinheiro <marcioviniciusmp@gmail.com> escreveu:

Caros,

será que alguém pode me ajudar nessa.

Pluguei meu pendrive que é formatado com NTFS, ele foi reconhecido pelo sistema, mas ao tentar montá-lo pelo gerenciador de arquivos (ou seja, usando a facilidade de simplesmente clicá-lo), ao invés de montá-lo e me mostra os arquivos, ele simplesmente apresenta uma notificação de erro dizendo que não tenho privilégios para montá-lo com o NTFS-3g. Assim:

-------------------
Não foi possível montar DOIDEIRACB

Error mounting: mount exited with exit code 1: helper failed with:
Mount is denied because setuid and setgid root ntfs-3g is insecure with the
external FUSE library. Either remove the setuid/setgid bit from the binary
or rebuild NTFS-3G with integrated FUSE support and make it setuid root.
Please see more information at
http://tuxera.com/community/ntfs-3g-faq/#unprivileged

-----------------

No caso "DoideiraCB" é o nome do pendrive.


Fui na página indicada até fiz os procedimentos indicados (exceto a parte de compilar um novo NTFS-3g, primeiro porque não sei, segundo porque me parece exagerado isso), mas não obtive sucesso.

Quando clico nas partições NTFS do HD do PC, não há problemas. Ele me pede minha senha pessoal (porque uso sudo, gksudo e/ou o que quer que o valha), e abre sem probemas.

E então eu os apresento as duas perguntas:
O que pode estar acontecendo?

Como posso resolver isso?

P.S.: O mensagem de erro fala em remover o bit setuid/setgid do binário. Como faço isso? A página indicada na mensagem fala em modificar os privilégios, o que fiz e nada adiantou.

 

- - - ·
Márcio Vinícius Pinheiro
http://pt.gravatar.com/marciovinicius




--
Atenciosamente,
Rubens S. O. Jr






--
Atenciosamente,
Rubens S. O. Jr






--
Atenciosamente,
Rubens S. O. Jr




Reply to: