Re: Porque o Debian mudou o nome do firefox para iceweasel (era Re: Gnash x Adobe Flash)

Marcelo Santana,

Peço desculpas pois minha intenção foi de apenas apresentar uma informação "mastigadinha" em português. Mas infelizmente, tudo que vem mastigadinho também vem com saliva dos outros. Mesmo assim, acredito que uma leitura  com um pouquinho mais de atenção é possível separar o que é informação do que é opinião do autor. Para ele, isso é um tiro no pé, mas para nós (acredito) foi uma ótima decisão da comunidade Debian em nos dar o direito de aplicar patchs sem passar pela burocracia da equipe Mozilla. Nesse caso eu acredito ser válido a criação de um fork. Como todos sabemos, isso acontece não apenas com o Firefox x Iceweasel mas também com o Thunderbird x Icedove.

Flavio Matsumoto
,

Justamente! Infelizmente existem pessoas que ainda pensam que a comunidade Debian fez isso apenas para causar polêmica.

P. J.,

Concordo plenamente com você. Acredito que a grande maioria (falei maioria, não falei TODOS) dos usuários de GNU/Linux utiliza o flash apenas para acessar os vídeos do youtube. Para usuários mais avançados que não se importam com o "trabalho", é possível contornar o problema utilizando extensões ou o youtube-dl para baixar os vídeos e assistir em paz sem ter que brigar com aquele player burro do youtube!! Mas, o problema é o usuário final que quer tudo funcionando e sempre vai botar a culpa no sistema GNU/Linux ao invés das políticas ridículas do software proprietário. Então, só nos resta boicotar esse tipo de "mal necessário".

Quanto as demais discussões, confesso que fico possesso quando vejo recomendações de java da oracle ao invés do openjdk sendo que o acesso do banCo do Brasil funciona numa boa aqui através da alternativa livre.

Um grande abraço a todos,