Re: duvida sobre framebuffer device

2013/2/15 Deckardbot escreveu:
[...]
> O que não entendi:
> - o X server, por ser um ambiente gráfico, usa framebuffer device?
> - qual a finalidade dos pacotes 'xserver-xfbdev' e
> 'xserver-xorg-video-fbdev'?
> - se o X server usa framebuffer então ele altera os parametros de
> inicialização
> do kernel? Se não, então porque que para usar o framebuffer no console é
> preciso fazer isso?
> - porque programas como o mplayer que funcionam com framebuffer precisam
> ser compilados em conjunto com o directfb e o X server não?

Deckardbot: como ninguém te respondeu, vou escreveu o que eu entendo.
Tome as respostas como chutes que podem ajudar você a entender melhor
a documentação.

O fbdev é modo para "emular" o modo texto no modo gráfico. Ao usar o
fbdev um programa pode desenhar ao mesmo tempo que tempo tem à
disposição as as operações de escrever texto e controlar o cursor em
linhas e colunas.

O servidor X não usa o fbdev e pode ser entendido como o modo gráfico
verdadeiro, onde texto é tratado como gráfico. "Usar o fbdev no
console" é a única forma de usar o fbdev. Se você usa o console
normal, o texto é controlado por firmware na placa gráfica,
controlando a tela como uma matriz de texto de 80x25. Usando fbdev no
console o texto é controlado por software, numa matriz de texto de
tamanho configurável.

Alguns programas precisam ser compilados com suporte a fbdev porque
foram construídos assim. Você só usaria o mplayer com suporte a fbdev
se for usá-lo no modo texto (sem servidor X). Não faz sentido para o
servidor X usar fbdev, já que o entendimento da tela para o servidor X
não é o de uma matriz de texto.

--
Bruno Schneider