duvida sobre framebuffer device

Olá,

Alguem pode me ajudar a entender sobre framebuffer device?
Após ter lido a documentação [1][2] sobre o assunto fiquei confuso.

O que acredito ter entendido:
- framebuffer device = fbdev
- é uma abstração do hardware gráfico que possibilita a utilização de recursos
gráficos, o que em modo texto não é possivel.
- Apesar do kernel ter esse suporte nativo, na maioria das vezes não vem
habilitado, sendo necessário passar parametros para a inicialização do kernel
através do bootloader.

O que não entendi:
- o X server, por ser um ambiente gráfico, usa framebuffer device?
- qual a finalidade dos pacotes 'xserver-xfbdev' e 'xserver-xorg-video-fbdev'?
- se o X server usa framebuffer então ele altera os parametros de inicialização
do kernel? Se não, então porque que para usar o framebuffer no console é
preciso fazer isso?
- porque programas como o mplayer que funcionam com framebuffer precisam
ser compilados em conjunto com o directfb e o X server não?

[1] http://kernel.org/doc/Documentation/fb/framebuffer.txt
[2] http://www.tldp.org/HOWTO/Framebuffer-HOWTO/

--
deckardbot