Copiar 2 partições cartão de memória para ficheiro .img

Bom dia pessoal,

Tenho um cartão de memória de 16GB, mas só estou a usar 4GB através de 2 partições (sdb1 100MB e sdb2 3,5GB).
Eu quero copiar só as duas partições de 4GB para um ficheiro .img de modo a ser possível flashar aquelas partições em outro cartão de 4GB.
O problema é uso o comando dd, mas só consigo retirar ou a sdb1 para um ficheiro, ou só a sdb2 ou os 16GB se retirar o sdb todo.

Sabem como posso retirar só as duas partições SDB1 e SDB2 para um ficheiro .img?

Cumprimentos,
Hélder Pinheiro