Re: Acabei de instalar Debian Squeeze, problemas básicos

O - do comando su é pra puxar o ambiente do usuário que se vai usar o su. Puxa as váriáveis de ambiente, como PATH do root e outras coisas. Quando não se informa usuário, o padrão é o root.

Exemplo de com um usuário qualquer. su - fulano.

man su

 The optional argument - may be used to provide an environment similar to
       what the user would expect had the user logged in directly.