Re: Acabei de instalar Debian Squeeze, problemas básicos

Em 13 de novembro de 2012 19:44, Thiago Zoroastro
<thiago.zoroastro@gmail.com> escreveu:
> Olá pessoal, acabei de trocar meu Xubuntu 12.04 para o Debian Squeeze
> 6.0. No entanto, não entendi algumas coisas.

Olá

> 1 - Porque não posso usar o Terminal Comum como root?
> Sempre que coloco
> $ sudo su
> Diz que "is not in the sudoers file.  This incident will be reported."
> O que eu posso fazer para poder acessar o terminal comum e utilizar
> $ sudo apt-get install programa
> - Normalmente? -

Para virar root, faça:
su -
depois execute o apt-get ou aptitude normalmente:
aptitude install programa

> 2 - O Grub inicia com Dois Debians, o i486 e o i686. Conbsiderando isso:
> - Eu estou com um netbook 1.6 Ghz e 1Gb Ram, qual é o mais apropriado para mim?

i686

> - Como faz para eliminar um dos dois da inicialização do Grub?

aptitude remove linux-image-2.6.32-5-486
só confirme antes qual a versão tá instalada com o comando uname -r

Abraços,

--
Paulo Henrique de Lima Santana
http://www.phls.com.br