Re: gnuplot

Olá.

Sou usuário do Gnuplot há vários anos. É simplesmente excelente! No início é um pouco difícil, mas a mensagem do colega aí embaixo já deu algumas boas dicas. Mas quando voce aprender a usar bem os scripts... é simplesmente fantástico.

Se precisar manipular dados, também é possível, embora seja um recurso de alcance limitado. Porém, se combinado com awk (veja awk ou gawk), o céu é o limite.

Os gráficos 3D são razoáveis, mas se vocë precisar deles para uma publicaćão, talvez seja o caso de considerar outro software (há pouquíssimos realmente muito bons em 3D), dependendo do tipo de gráfico (você vai ter que testar).

O Octave é um clone do Matlab que utiliza o Gnuplot como plotador. Funciona muito bem e de modo simples. Porém, se os gráficos forem complicados (tipo um 3D com muitos milhares de pontos) é muuuuuiiito lento. Essa lerdeza é um defeito que foi recentemente introduzido no Octave, mas espero que versões futuras corrijam a falha.

Finalmente, você encontra tudo o que precisa na internet.

[ ]'s.
G.Paulo.